Boletim Defesa Civil – 14/10 – 10h

O Rio Itajaí-Açu saiu do estado de alerta e retornou ao estado de atenção. O nível do Rio segue em queda e atingiu 5,63 metros às 10h. O pico foi às 3h desta sexta-feira, dia 13, quando atingiu 7,48m. A tendência é que o Rio continue baixando de forma lenta até voltar ao estado de normalidade.

Devido aos acumulados de chuva observados nos últimos dias, somados ao observado neste novo evento, a Defesa Civil ainda alerta para o risco para deslizamentos. A equipe também orienta a comunidade não atravessar vias que ainda estejam inundadas, seja a pé ou de carro.

Desde quinta-feira, dia 12, até o momento, foram atendidas 86 ocorrências, sendo 12 deslizamentos em propriedade particular, 11 deslizamentos em via pública, 41 alagamentos em via pública, 12 alagamentos em propriedade particular, duas quedas de árvore, quatro quedas de muro, três desalojados e um destelhamento. No total, desde o dia 3 de outubro, a Defesa Civil já atendeu 292 ocorrências. Durante a última madrugada, nenhuma nova ocorrência foi registrada pela Defesa Civil.

O abrigo para pessoas, na Comunidade Santa Terezinha, na Rua Barão do Rio Branco, em frente a padaria Nicoletti, recebe atualmente 68 pessoas desabrigadas. Pessoas desabrigadas podem procurar o local.

No momento, temos 28 mudanças da comunidade divididas entre os abrigos para móveis, que são a Escola Profª Dolores Luzia Krauss, no bairro Figueira, São Judas Tadeu na Margem Esquerda e a Escola Arnoldo Agenor Zimmermann, no Bela Vista.

As equipes da Prefeitura de Gaspar e da Defesa Civil permanecem em plantão pelo número 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236 – 2147, realizando monitoramento constante das áreas de risco. A população pode acompanhar os alertas e informações através do site da Defesa Civil de Gaspar ou do aplicativo Alerta Gaspar, disponível para sistemas Android e iOS.

Vias interditadas:

Rua Fausto Dagnoni, Gasparinho;

Endereço do abrigo para pessoas desabrigadas:

Comunidade Santa Terezinha – Rua Barão do Rio Branco, Santa Terezinha.

Endereços dos abrigos de móveis:

São Judas Tadeu – Endereço: R. Pedro Simon, 2313-2315 – Margem Esquerda, Gaspar – SC,

EEB Professora Dolores Luzia dos Santos Krauss – Endereço: Rua Guilherme Sabel, 350 – Figueira

EEB Arnoldo Agenor Zimmermann – Endereço: Rua Adriano Kormann, 599, Bela Vista (Acesso pela Rua Selma Zimmerman

Sociedade Tamandaré – Rua Geral Poço Grande, 5300 – Lagoa (informações pelo telefone 47 99101-9335.)