Espaço Integrar completa dois anos de atendimento

São atendidos atualmente 65 estudantes no espaço

Com o ínicio dos atendimentos em 18 de outubro de 2021, o Projeto Integrar- Serviço Multiprofissional para Transtorno do Espectro Autista completa nesta quarta-feira, dia 18, dois anos de atendimentos para a comunidade. O espaço atende atualmente 65 estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa da implementação do espaço é da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação e leva tratamento e atendimento multiprofissional para crianças com TEA, matriculadas na rede municipal, além de prestar apoio aos familiares dos pacientes atendidos.

Entendendo o autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento e seu diagnóstico é clínico. Pelo Manual de Transtornos Mentais (DSM-) o TEA é classificado por níveis de suporte. Entre os sintomas estão os déficits persistentes em comunicação e interação social, padrões repetitivos e interesses restritos de comportamento e atividades, que limitam a funcionalidade social e emocional da criança.

O tratamento do autismo engloba assistência multidisciplinar, com engajamento da família e de todos os profissionais envolvidos no tratamento, de forma que a criança desenvolva o máximo de suas potencialidades.

O Prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, destaca os avanços no tratamento e inclusão do autismo no município. “Uma das bandeiras da nossa gestão tem sido dar mais qualidade de vida para as crianças diagnosticadas com TEA na nossa cidade. Sabemos o quanto Gaspar é referência no atendimento ao autismo e raríssimos municípios têm oportunidades como aqui. Isso é muito bom para as famílias que aqui frequentam, e para o futuro dessas pessoas”, ressalta.

Sefoppe

O Sefoppe é um serviço especializado vinculado à Secretaria da Educação, que visa buscar novas possibilidades de intervenção com alunos que apresentam dificuldades que interferem no seu processo de aprendizagem, em conjunto com a família e com a rede educacional do município.

Atua, também, em parceria com outras secretarias e entidades da cidade. Atende ainda a demanda encaminhada pelas escolas municipais e estaduais, pelos CDIs e creches domiciliares, e também do Conselho Tutelar, abrigos e unidades do SUS.