Gaspar realiza mais de mil procedimentos em ação do Outubro Rosa
Mês é dedicado à prevenção e ao diagnostico precoce do câncer de mama
Uma programação especial dedicada às mulheres tomou conta das Estratégias Saúde da Família (ESF’s) durante todo o sábado, dia 21. Foram realizados 1.144 procedimentos de saúde. A ação fez parte da Campanha de Mobilização Nacional ‘Outubro Rosa’, o mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
Os procedimentos realizados incluem 258 coletas de exame preventivo de câncer de colo de útero, 274 consultas com a enfermagem, 172 consultas médicas, 70 consultas odontológicas, sendo realizados 363 procedimentos odontológicos. Além disso, houve sete inserções de DIU.
A programação do Outubro Rosa segue durante os últimos dias do mês. Na quinta-feira, dia 26, a partir das 14h, acontece a palestra com a Elis Rejane, na Rede Feminina. No sábado, dia 28 ocorre a caminhada Outubro Rosa, saindo às 9h, na Rede Feminina de Combate ao Câncer, até a escadaria da Igreja Matriz.
O secretário de Saúde, Santiago Martin Navia, destaca as ações em prol da saúde feminina realizadas durante o mês. “Nossa ação nas ESF’s foi um sucesso. E isso reforçou ainda mais o nosso compromisso com a mulher gasparense. Agradeço o comprometimento dos nossos servidores que não mediram esforços para fazer esses mutirões durante o final de semana”, pontua o secretário.
A campanha do Outubro Rosa é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo. O sintoma mais facilmente percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor, e podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. É importante lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é fundamental consultar um profissional de saúde.