Gaspar volta a ter uma equipe de Basquete disputando o JASC

Competição terá inicio nesta quinta-feira, dia 02 de novembro

Nos últimos anos Gaspar vem reformulando uma nova equipe de Basquete na cidade. Iniciando com a implantação das categorias de base em 2022 e com a equipe adulta neste ano, quando formou a equipe para disputar os Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC. A competição, na modalidade, terá inicio nesta quinta-feira, dia 02 de novembro, na cidade de Brusque.

Nesta etapa, disputam as equipe da região Leste Norte, em busca de vagas para integrar a etapa estadual, que será realizada no final de novembro. A equipe que representar Gaspar, está em uma chave única, junto com as equipes de Itapema, Itajaí, Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú. As três primeiras equipes conquistam vagas para a etapa estadual.

Para a diretora-presidente da Fundação de Esportes, Rafaele Vancini a retomada da modalidade é um passo importante para continuar fortalecendo o esporte de Gaspar. “O basquete é uma modalidade que já teve muitos momentos positivos. Hoje, é a única modalidade coletiva do município no JASC. É um passo importante para que possamos ter mais modalidades nos próximos anos”, afirma.

Confrontos de Gaspar:

02 de Novembro (quinta-feira) | Arena Brusque

09h | Gaspar X Jaraguá do Sul

16h | Itapema X Gaspar

04 de Novembro (sábado) | Arena Brusque

15h | Balneário Camboriú X Gaspar

05 de Novembro (domingo) | Arena Brusque

09h | Gaspar X Itajaí

As partidas serão abertas ao público e de forma gratuita. Nessa retomada da equipe, o apoio da torcida gasparense no ginásio pode fazer a diferença.

Momentos de glória

A modalidade faz parte da história do município e já teve seu momento de glória. Entre os anos 1980 a 2000 Gaspar teve uma equipe muito vitoriosa no esporte, sempre figurando entre os melhores do estado de Santa Catarina. Nestes anos as equipes de Gaspar somam diversos títulos e ótimas colocação de competições como JASC, Joguinhos Abertos, Jogos Escolares, além de diversos atletas convocados para representar Santa Catarina em competições de nível nacional.

Retomada da modalidade

A retomada da modalidade no município teve inicio em 2022, através do Programa de Iniciação Esportiva, que faz parte do Programa Novo Esporte Gaspar e é realizado através de uma parceria entre a Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL e a Secretaria Municipal de Educação – SEMED. O programa visa proporcionar oportunidades para crianças e adolescentes utilizarem o esporte como um meio de transformação social e como uma extensão das aulas de educação física, sendo uma ferramenta no processo de formação da cidadania, buscando garantir o direito constitucional do acesso ao esporte e do lazer. Hoje, cerca de 80 alunos frequentam os treinos do Programa, na modalidade de Basquete.

Neste ano a ideia era trazer uma equipe adulta para disputar os Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC. Os treinos começaram no início de agosto, com foco de representar o município em competições como o JASC, mas também ter participações no Campeonato Estadual 40+ da Federação Catarinense de Basquete – FCB além da Liga Vale Europeu de Basquete Amador – LIVEBA.