Gaspar terá ações em alusão ao Novembro Azul

Mês é voltado para ações de incentivo à saúde do homem

‌Se outubro é conhecido pela campanha “Outubro Rosa”, em alusão ao combate ao Câncer de Mama, novembro se consolidou como o mês “Novembro Azul”, que conscientiza sobre o câncer de próstata e a saúde do homem. Pensando nisso, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nos dias 11, 17, 24 e 25 ações e atividades de incentivo à saúde integral do homem, disponíveis na rede básica de saúde.

No sábado, dia 11, a Secretaria de Saúde promove, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), uma atividade na próxima edição do “Agitação”, que ocorre no Ginásio João dos Santos. Além disso, informações sobre doação de sangue também serão disponibilizadas. No dia 18, a partir das 9h, acontece uma ação na Praça Getúlio Vargas, em frente à Prefeitura de Gaspar.

No dia 24 de novembro, a Policlínica Dr. Valmor Beduschi receberá a palestra com o tema “Saúde e Cuidado do Homem” a partir das 13h30. No dia 25 de novembro, as Estratégias de Saúde da Família (ESF) serão dedicadas aos cuidados masculinos.

O secretário de Saúde, Santiago Martin Navia, comenta que a campanha visa incentivar o público masculino a cuidar da sua saúde. “Todas as nossas ações tem como objetivo incentivar a população a respeito das doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Sabemos que geralmente os homens têm mais resistência em procurar as unidades de saúde, e às vezes é difícil alcançar esse público que, por diversos fatores, não busca atendimento preventivo”, explica o secretário.

Câncer de próstata

É o tipo de câncer mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no País. Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) indicam 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2021, número bem superior ao segundo tipo que mais acomete os homens, câncer de cólon e reto, com 20.540 casos no mesmo ano.

O câncer de próstata é a segunda causa de morte entre os homens com câncer, atingindo 13,1% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

O principal fator de risco é a idade e sua incidência aumenta significativamente a partir dos 50 anos. Outros fatores de riscos conhecidos que aumentam o risco da doença são: histórico familiar, fatores genéticos hereditários. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.