Conselho Municipal promove encontro para discutir o Plano de Saneamento Básico

Plano tem como objetivo criar ações para os próximos 10 anos

‌Comprometido com a promoção da saúde, qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável, o Conselho Municipal de Saneamento Básico de Gaspar realizou uma nova reunião nesta terça-feira, dia 7. O encontro teve como pauta a discussão das metas e planos de saneamento básico que devem ser implementados no município ao longo dos próximos 10 anos.

A reunião contou com a participação de engenheiros sanitaristas da empresa Motta e Martins Engenharia, contratada pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae) para atualizar o Plano de Saneamento do Município, em conformidade com os requisitos estabelecidos na Lei Federal nº 11.445/2007.

O Plano servirá de ferramenta para a implantação de políticas públicas de curto, médio e longo prazo que atendam as demandas da população que reside na área rural e, junto à sociedade civil, possibilitará a execução, monitoramento e ajuste de programas e projetos que atendam as necessidades atuais e futuras dessa população, de forma a potencializar os impactos positivos para toda a população gasparense.

Com a coordenação do Samae Gaspar, o grupe reúne representantes governamentais e não governamental. Os membros são designados por decreto e, anualmente, a mesa diretora é eleita por meio de votação entre os próprios conselheiros. A atual mesa diretora é composta pelo engenheiro civil, Richard Martin Pietzch, como presidente, Pedro Beduschi Biólogo vice-presidente e a advogada e diretora de resíduos Ângela dos Anjos desempenha a função de secretária do conselho.

Neste momento o conselho revisa e analisa plano de saneamento, garantindo sua eficácia na promoção da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável em Gaspar, para os próximos anos.