Gaspar promove 6ª edição do Negritude em Foco dia 20 de novembro
Evento será realizado na Praça Getúlio Vargas
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação e Diretoria de Cultura, promove no dia 20 de novembro, a 6° edição do Negritude em Foco, com início às 14h. O evento será realizado na Praça Getúlio Vargas, em frente à Prefeitura e a participação é gratuita. Diversas apresentações culturais fazem parte da programação para este dia.
O objetivo do Negritude em Foco é promover a visibilidade e discussões referentes à igualdade racial, por meio de iniciativas que apresentem a importância de valorizar, reconhecer e respeitar a cultura negra e das etnias historicamente excluídas. Toda a população gasparense está convidada a participar e acompanhar as atividades realizadas.
Apresentações:
Título: Dança do Coco – Grupo: Casa das Oficinas
Título: Rosi Rosa – Grupo: Ballet
Título: Presente Precioso – Grupo: Baby Class
Título: Ciranda do Vatapá – Grupo: Condicionamento Físico e Consciência Corporal
Título: Racismo e Intolerância – Combatam! – Grupo: Corpo e voz e Jazz Musical
Título: Funga Alafia (LaRocque Bey) – Grupo: Canto, teclado e violão – Casa das Oficinas
Título: Amigos, mas não para sempre – Grupo: Contação de histórias e teatro infantil
Título: A Jabuti de Asas – Grupo: Contação de história
Título: Maculelê – Grupo: Jazz Dance
Título: Você me enxerga? – Grupo: Professores
Título: Mãe África – Grupo: Canto
Título: Olhos Coloridos (Macau) – Grupo: Canto, Violão e Teclado
Título: Eu Sou (WD) – Grupo: Canto
Título: Ciranda Lia de Itamaracá – Grupo: Grupo de dança Sonhos do Vale e Canto Coral
Título: Andar com fé – Grupo: EEB Zenaide Schimitt Costa e EEB Ferandino Dagnoni
Ângela Rosa Custódio, presidente do Movimento Afro Raízes do Vale, destaca que o evento é abraçado por todos os arte educadores. “Crescemos com a falsa ideia que a cultura europeia é melhor que as outras. As contribuições dos povos indígenas e dos povos africanos vem sendo anuladas por séculos. É responsabilidade de toda sociedade mudar esta história. O evento Negritude em foco, apoiado pela Diretoria de Cultura e abraçado por todos os arte educadores, torna legítima a lei 11.645 e possibilita a vivência, a reflexão e a transformação de vidas através da arte. Se quisermos um futuro melhor, mais igualitário, precisamos fazer diferente e é isso que buscamos fazer, mostrando outras possibilidades, outros saberes não menos importantes dos que estão disponíveis na mídia e que se perpetuam por gerações”, enfatiza.
Dados do 2º trimestre de 2022 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, revelam que a população negra corresponde a 55,8% dos brasileiros. Mesmo que representem a maior parte de brasileiros, as pessoas negras são protagonistas das mais altas taxas de desempregos, analfabetismo, violência, marginalização, entre outros.
Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de celebração e de conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu no Brasil desde a colonização. Foi escolhido o dia 20 de novembro, por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares.
A Consciência Negra significa reconhecer e valorizar a luta dos negros, a cultura negra brasileira e suas contribuições para a constituição de nossa sociedade. A comemoração homenageia as culturas e lutas dos povos negros, reforça a importância da sociedade como um todo refletir e agir para combater o racismo estrutural no país.