Gaspar participa da 3° Olimpíada Nacional em História do Brasil

Estudantes da EEB Norma Mônica Sabel formam equipe do município

Com o objetivo de atrair novas participantes em futuras olimpíadas, a 3° Olimpíada Nacional em História do Brasil, promove a 4° fase a partir desta segunda-feira, dia 13 e segue até o próximo sábado, dia 18. Gaspar participa da ação com três estudantes da EEB Norma Mônica Sabel.

Essa Olimpíada é uma versão reduzida da versão regular, que promoveu em 2023, a 15° edição. Ela busca atrair novas pessoas, principalmente para quem não conhece, para participar de futuras edições. Essa edição começou em 23 de outubro e entra agora na 4° fase.

A Olimpíada começou com 26 mil equipes. Atualmente estão disputando 2,4 mil equipes, sendo 57 de Santa Catarina, incluindo Gaspar. A equipe de Gaspar tem como nome “É os guris” e é composta por 3 alunos do 9° ano da EEB Norma Mônica. Os estudantes são: Vinícius Miguel Russi Da Silva, Luis Gustavo de Moura Leite e Pedro Henrique de Liz. O professor orientador é o Jael Jaime Rainert.

O orientador da equipe, Jael, destaca que a olimpíada exige muita preparação. “As fases começam toda segunda de manhã, e durante a semana vamos conversando na escola e em um grupo de whatsapp, para discutir as questões para definir a melhor resposta. Todas as etapas são desafiadoras e apesar do conhecimento prévio ser um bom ponto de partida, tudo envolve a pesquisa e o diálogo”, explica o professor Jael Rainert.

Olimpíada Nacional em História do Brasil

A ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil) é uma competição voltada para estudantes do ensino médio no Brasil. A competição foi criada com o objetivo de estimular o estudo da História do Brasil e promover o interesse dos jovens pela disciplina.

A ONHB valoriza o trabalho em equipe, a pesquisa histórica e a capacidade de análise crítica dos estudantes. Cada fase tem duração de uma semana cada, período que pode ser usado pelos participantes para pesquisa em livros e internet, debate com colegas e busca por referências bibliográficas

Provas e fases

A ONHB-A prevê três fases com cinco questões de múltipla escolha e uma tarefa. A quarta etapa conta com uma tarefa principal. Todas as fases são online e têm duração de uma semana cada, período que pode ser usado para que os participantes pesquisem e debatam com colegas as questões apresentadas. A prova teve início em 23 de outubro e segue até 18 de novembro. A ONHB-A é eliminatória e prevê a entrega de medalhas virtuais.

A ONHB-A é realizada pela Unicamp, com apoio do CNPq, da Associação Nacional de História (Anpuh), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp. Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).