6° edição do Negritude em Foco aborda o respeito à cultura negra
Evento contou com diversas apresentações e exposições
O 6° Negritude em Foco, promovido pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação e Diretoria de Cultura, foi realizado no dia 20 de novembro, na Praça Getúlio Vargas. Diversas apresentações culturais fizeram parte da programação para o dia, que começou às 14h com exposições e oficinas e às 19h contou com apresentações culturais.
O objetivo do Negritude em Foco é promover a visibilidade e discussões referentes à igualdade racial, por meio de iniciativas que apresentem a importância de valorizar, reconhecer e respeitar a cultura negra e das etnias historicamente excluídas. Toda a população gasparense está convidada a participar e acompanhar as atividades realizadas.
A diretora de cultura, Bruna Basei, destaca que a realização do evento foi muito importante para marcar a data. “O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data que precisa ser lembrada e celebrada sempre. É isso que nos propomos a realizar, expondo alternativas e conhecimentos igualmente relevantes”, ressalta Bruna.
Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de celebração e de conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu no Brasil desde a colonização. Foi escolhido o dia 20 de novembro, por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares.
A Consciência Negra significa reconhecer e valorizar a luta dos negros, a cultura negra brasileira e suas contribuições para a constituição de nossa sociedade. A comemoração homenageia as culturas e lutas dos povos negros, reforça a importância da sociedade como um todo refletir e agir para combater o racismo estrutural no país.