Gaspar promove Dia D do Novembro Azul nas unidades de saúde

Durante o sábado, dia 25, ESFs abrem das 8h às 16h, sem intervalo

‌Neste sábado, dia 25, 12 Estratégias de Saúde da Família (ESFs) estarão abertas das 8h ás 16h, para atendimento ao público masculino. As equipes de saúde farão o acolhimento, orientações, além da realização de testes rápidos para sífilis, HIV, hepatites B e C e aplicação de vacinas. A ação é realizada em alusão a Campanha Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata, que tem como objetivo sensibilizar os homens para dedicarem esse dia aos cuidados com a saúde.

O secretário de Saúde, Santiago Martin Navia, comenta sobre a importância da prevenção. “Essa é mais uma medida para facilitar o acesso dos homens ao sistema de saúde, sabemos que um dos principais desafios para a prevenção do câncer de próstata é a desconstrução de estigmas e preconceitos a partir do estímulo à adoção de um comportamento de autocuidado”, pontua o secretário.

As ESFs abertas serão Belchior, Margem Esquerda II, Sete de Setembro, Poço Grande, Barracão I e II, Lagoa, Coloninha, Gaspar Grande, Bela Vista, Jardim Primavera, Figueira e Gasparinho.

Além do enfrentamento ao câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais incidente entre os homens, a mobilização educativa também é fundamental para prevenir doenças com maior ocorrência no gênero.

Dados

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.

Prevenção

A melhor forma de prevenção de câncer de próstata e outras doenças é manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, fazer higienização íntima e observação do órgão genital, além do uso de preservativo nas relações sexuais. Buscar avaliação médica periódica e específica na primeira percepção de sinais e sintomas suspeitos.