Iniciação Esportiva realiza avaliação física de alunos

Objeto da anamnese é aferir se os jovens estão em boas condições físicas e motoras

A partir desta segunda-feira, dia 04 de dezembro, os alunos do Programa de Iniciação Esportiva passam por uma avaliação anamnese, com objetivo de aferir a condição física e motora dos alunos e buscar formas de melhorar ainda mais a saúde de cada um. Essa é a segunda etapa da avaliação, que já foi realizada em dezembro do último ano.

A avaliação anamnese na área do esporte é um processo de coleta de informações sobre a história médica, esportiva e geral do aluno que pratica atividades físicas. Essa avaliação é fundamental para compreender o histórico de saúde, lesões anteriores, nível de atividade física, objetivos, hábitos alimentares e outros aspectos relevantes para a prática esportiva.

Avaliando os resultados obtidos no último ano com os de agora, os profissionais que realizam os testes poderão ver os resultados dos benefícios da prática esportiva por esses alunos durante o ano. O projeto está sendo executado na cidade pelo Programa Cultivar.

Para a diretora-presidente da Fundação de Esportes, Rafaele Vancini, a avaliação reforça ainda mais os benefícios da pratica esportiva. “é importante ter esses dados, para que o próprio aluno tenha a noção do beneficio que a pratica frequente de esporte, pode lhe trazer. Em um ano, diversos alunos diminuíram seu IMC e aumentaram sua flexibilidade, por exemplo”, pontua a diretora.

Os testes serão realizados nos dias 04, 05 e 06 de dezembro, nos núcleos esportivos do Ginásio Prefeito João dos Santos, Ginásio Vila Isabel (barracão) e Ginásio Mozart Nunes (Bela Vista). Além dos alunos que já realizaram os testes, os que ingressaram nesse ano, também participaram das avaliações, que acontecem nos horários normais de treinos.