Campanha Dezembro Vermelho oferece testagem rápida em empresas de Gaspar

Cerca de 100 colaboradores participaram da atividade, nesta quinta-feira, dia 14

Como parte da estratégia de ações do Dezembro Vermelho, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde realizaram nesta sexta-feira, dia 14, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites na empresa Latina Confecções LTDA. Cerca de 100 colaboradores participaram das ações.

Além disso, a equipe do SAE composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos, também estiveram no local para alertar a comunidade sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e orientações sobre sexo seguro.

Ao longo do mês, a Policlínica Municipal Dr. Valmor Beduschi, bem como as Estratégias de Saúde da Família – ESF promoveram ações de testagem, aconselhamento, vacinação e distribuição de informativos e insumos. Além disso, servidores da secretaria de saúde tiveram uma capacitação sobre o tema, para realização de acolhimento além de instruções sobre a testagem.

Os testes rápidos consistem em uma coleta de sangue pequena com 4 exames a serem identificados: HIV, Hep B, Hep C e Sífilis. A comunidade pode realizar o teste em todas as estratégias de saúde, com demanda espontânea e através de agendamento, e também na policlínica municipal. Os resultados saem em média de 20 minutos.