Paradesporto de Gaspar disputa estadual das Paralimpíadas Escolares

Competição será realizada entre os dias 02 e 04, na cidade de Florianópolis

A etapa estadual da maior competição escolar paralímpica do mundo está iniciando. A delegação de paratletas do Programa Paradesporto de Gaspar estará com 10 atletas representando o município na Seletiva das Paralimpíadas Escolares 2024, que será realizada entre os dias 2 e 4 de março, na cidade de Florianópolis.

A competição conta com os principais paratletas em idade escolar de todo o Estado de Santa Catarina. As Paralimpíadas Escolares têm como objetivo estimular a participação dos estudantes com quaisquer tipos de deficiências em atividades esportivas. Os melhores colocados de cada modalidade esportiva serão convocados para representar o Estado na etapa nacional da competição.

Gaspar terá representantes em todas as modalidades presentes na competição, sendo sete no atletismo, dois na bocha paralímpica e um na natação paralímpica. Este é o primeiro ano em que a seletiva é realizada; até o ano passado, os atletas eram selecionados de forma direta para a etapa regional.

Parte dos representantes gasparenses são contemplados pelo Programa de Bolsa Atleta da Fundação de Esportes. “É um incentivo a mais, uma maneira de demonstrar apoio aos nossos atletas. O Programa de Bolsa é uma ferramenta poderosa para transformar vidas e um passo importante para o desenvolvimento do esporte paralímpico em nossa cidade”, destaca a diretora-presidente da FMEL Gaspar, Rafaele Vancini.

Na regional do último ano, o estado de Santa Catarina contou com 11 atletas gasparenses convocados. Gaspar foi responsável pela conquista de 10 medalhas, sendo cinco de ouro, três de prata e duas de bronze, garantindo a 2ª colocação geral para Santa Catarina.

O Prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wandal, destaca a importância do esporte na vida da pessoa com deficiência. “Acreditamos que o esporte é um direito fundamental de todos, independentemente de qualquer limitação. Por isso, estamos comprometidos em promover a inclusão de jovens com deficiência no mundo esportivo. Através da prática esportiva, eles desenvolvem habilidades físicas e motoras, aprimoram a autoestima e a autoconfiança, e desenvolvem o trabalho em equipe”.

Conheça os representantes de Gaspar:

Natação: Gabriely Stein Hostins.

Atletismo: Gustavo Ribeiro Tobias, Izabela Schmidt, Larissa Martins Pereira, Michael Villalba Pereira Melo, Rafael Antonio Rocha, Teylon Fernando Colling, Ayris Heunatan Ribeiro Pereira.

Bocha: Arthur Da Silva Schreiber e Luiz Eduardo Rifel Sagas.

Bolsa Atleta

O Bolsa Atleta é um programa de apoio ao atleta oferecido pela Prefeitura de Gaspar, através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL. Os participantes do programa recebem um auxílio financeiro que ajuda a custear parte de suas despesas em viagens para competições. Em 2023, pela primeira vez na história da cidade, o Bolsa incluiu o Programa de Paradesporto.