Gaspar investe em qualidade de vida da melhor idade

Centro de Convivência do Idoso oferece atividades para a melhor idade

Oferecer atividades de lazer e promover o convívio social para fortalecer os vínculos comunitários de pessoas idosas em Gaspar é a proposta do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Rui José Heusi Zimmermann, uma iniciativa da Prefeitura local por meio da Secretaria de Assistência Social. O CCI disponibiliza diversas modalidades de oficinas e atividades em diversos horários, contando com uma equipe multidisciplinar preparada para atender as pessoas acima de 60 anos que frequentam a instituição.

O Centro do Idoso atende em média 410 pessoas por semana, divididas em turmas, cada uma dedicada a uma modalidade específica. O CCI funciona como se fosse o contraturno escolar que existe para crianças. Um espaço para realizar atividades em horários específicos, conforme o cronograma, Entre as oficinas oferecidas destacam-se hidroginástica, artesanato, jogos, aula de inglês, dança, alfabetização, leitura, pintura, atividades físicas, entre outras. Desde 2017, mais de 38.490 atendimentos foram realizados.

Claudete Bittencourt, uma das participantes assíduas do CCI, compartilha sua experiência: “Participar das atividades no Centro de Convivência foi muito bom. Foi uma experiência e um aprendizado que valeram o enriquecimento adquirido. Oportunidades como essas são importantes para nosso crescimento. Vale o incentivo”, comenta a idosa.

O Secretário de Assistência Social, Salésio Antônio “Nei” da Conceição, destaca a importância da prática dessas atividades para esse público: “O Centro de Convivência do Idoso serve como um espaço que estimula a socialização, além de ajudar a manter a saúde física e mental com diversas atividades que exercitam o corpo e a mente. É uma oportunidade que o idoso tem de sair de casa e conviver com outras pessoas e depois retornar ao convívio familiar mais alegre. É gratificante ver a animação dos participantes nos dias de oficinas do Centro”, pontua o secretário.

Para ter acesso, é necessário preencher uma ficha de inscrição disponível no Centro de Idosos. São exigidos apenas documentos comprobatórios, como carteira de identidade e comprovante de residência. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Centro de Convivência do Idoso está localizado na Rua Frei Canísio, Nº 500 – Bairro Coloninha.