Gaspar celebra mês da mulher com mais de 2.400 atendimentos em saúde

Mutirão ofertou consultas médicas e odontológicas, exames, vacinas, inserção de DIU entre outros

No sábado, dia 9, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais de 2.400 procedimentos de saúde durante a ação do Dia Internacional da Mulher. Os atendimentos às mulheres gasparenses abrangeram serviços médicos, odontológicos, aplicação de vacinas e inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). As Estratégias Saúde da Família (ESF) funcionaram das 8h às 16h no município.

Durante o sábado, foram efetuados 1.449 procedimentos de enfermagem, 137 consultas médicas nas ESFs, 191 coletas de preventivo, aplicação de 105 doses de vacinas, 214 testes rápidos de Hepatite B/C, HIV e Sífilis, 53 consultas odontológicas, 180 procedimentos odontológicos e oito inserções de DIU.

Além disso, ocorreu um mutirão na Policlínica Municipal Dr. Valmor Beduschi no mesmo dia, com 29 atendimentos com neuropediatra, 22 consultas com psiquiatra, 7 consultas com nutricionistas, 22 exames ecocardiograma e 14 consultas com médico pediatra. Todas as consultas foram previamente agendadas com os pacientes.

Mulheres que não puderam comparecer podem procurar as unidades de saúde abertas em 23 de março, que também ofertarão exames de coleta de preventivo, testes rápidos, exame físico de mama, ações de planejamento familiar, aplicação de vacinas e orientações sobre saúde bucal, todos realizados por livre demanda, sem necessidade de agendamento.

O secretário de Saúde, Santiago Martin Navia, destaca o engajamento da equipe de saúde básica. “Estamos com médicos, dentistas, enfermeiras e agentes comunitários trabalhando nas ações em prol da saúde da mulher. Ao proporcionar serviços de qualidade, contribuímos para a construção de uma sociedade mais igualitária e saudável”, pontua o secretário.