Gaspar inicia preparação de voluntários de Defesa Civil

Iniciativa visa preparar voluntários para auxiliar em ações de prevenção e emergência

A Prefeitura de Gaspar deu início à preparação dos voluntários da Defesa Civil, promovida pela Superintendência de Defesa Civil de Gaspar. Com mais de 100 inscritos, as capacitações visam habilitar os participantes para atuarem em ações de prevenção e situações de emergência no município.

Na primeira reunião, realizada nesta segunda-feira, dia 11, os voluntários puderam conhecer um pouco mais sobre a situação da Dengue, com uma breve explicação da Diretoria de Endemias. Além disso, os agentes receberam um pluviômetro da CRESOL Gaspar para auxiliar na medição das chuvas no município. Adicionalmente, foram apresentadas as inscrições para o curso de agentes voluntários da Defesa Civil, exclusivo para os inscritos.

Ao completarem as 75 horas do curso, que incluem aulas práticas e teóricas, os novos voluntários integrarão a equipe já treinada da Defesa Civil. Coordenado por agentes especializados, o treinamento abrange uma ampla gama de tópicos essenciais para o efetivo desempenho nas atividades de auxílio em emergências.

Durante o curso, os participantes recebem instruções sobre a estrutura e funcionamento da Defesa Civil, planos de preparação para emergências locais, o papel da Defesa Civil na Educação, legislação sobre voluntariado, noções de primeiros socorros e procedimentos de auxílio em situações de emergência e suas vítimas.

Adicionalmente, os voluntários são capacitados em gerenciamento de abrigo, atendimento telefônico de emergência (199), geologia, percepção de risco, extinção de incêndios e participam de aulas práticas de remoção.

Em 2023, Gaspar sofreu com enchentes que demandaram a ajuda dos voluntários. “A atuação dessas pessoas é indispensável. A presença delas nas ações de preparação resposta a emergências e na disseminação de conhecimento desempenha um papel fundamental. Esses cidadãos comprometidos não apenas fortalecem a ligação entre a Defesa Civil e a população, mas também se tornam multiplicadores de boas práticas, promovendo uma cultura de prevenção. O envolvimento ativo dos voluntários é a base para uma Gaspar mais resiliente e segura”, comenta Ana Janaína de Medeiros, superintendente de Defesa Civil.

O curso de voluntários da Defesa Civil visa estreitar a relação com a comunidade, transformando os cidadãos comuns em multiplicadores das ações de proteção e Defesa Civil. Além disso, busca formar um grupo coeso e capacitado para atuar em eventos adversos em Gaspar, abrangendo diversos bairros e reduzindo o tempo de resposta da Defesa Civil.