Gaspar promove curso de capacitação para voluntários da Defesa Civil
Objetivo é preparar os novos voluntário para atuar pela Defesa Civil
A comunidade gasparense segue provando ser um povo unido, tendo mais de 150 inscritos para atuar como voluntários pela Defesa Civil de Gaspar. Para garantir que esses voluntários estejam preparados para as adversidades, a Prefeitura de Gaspar, através da Superintendência de Proteção e Defesa Civil promove um curso de capacitação.
A região do Vale do Itajaí, onde Gaspar também está situada, é recorrentemente atingida por eventos adversos, e os voluntários se tornam peças fundamentais para que a Defesa Civil consiga realizar um trabalho eficiente, deixando a comunidade em geral, em alerta para possíveis riscos, e protegida em locais seguros.
A Superintendente de Defesa Civil de Gaspar, Ana Janaina de Souza, destaca a importância dos voluntários. “Em situações de crise os voluntário são peças fundamentais para conseguirmos manter a comunidade segura. Realizamos essa capacitação para tornar as pessoas que chegam com a vontade de ajudar a comunidade, aptas para desempenhar as funções de um voluntário”.
O curso de voluntários realizado pela Defesa Civil visa estreitar a relação com a comunidade, transformando os cidadãos comuns em multiplicadores das ações de proteção e Defesa Civil. Além disso, busca formar um grupo coeso e capacitado para atuar nesses eventos adversos em Gaspar, abrangendo diversos bairros e reduzindo o tempo de resposta da Defesa Civil.
O curso será realizado em 11 encontros, que somam 60 horas de aprendizado. O primeiro encontro dos voluntário será nesta quarta-feira, dia 03 de abril, e o último encontro será o dia 01 de junho.
Os voluntários serão capacitados para atuar nas mais diversas áreas da Defesa Civil, como: Gerenciamento e atendimento em Abrigo, acidentes envolvendo animais venenosos e peçonhentos, geologia, deslizamentos, movimentos de massa e áreas de risco, aula prática de remo, suporte básico de vida e avaliação de sinais vitais, fraturas, ferimentos e imobilizações, produtos perigosos, clima e hidrologia, métodos de extinção de incêndios e também treinamento operacional.
Para o voluntário da Defesa Civil a oito anos, Edson Decker, ser voluntário é uma demonstração de solidariedade com a comunidade. “Estou a oito anos como voluntário da Defesa Civil. Já participei de diversas formações e cursos, e sempre me coloco a disposição para ajudar a Defesa Civil de Gaspar a orientar e ajudar a comunidade em momentos de crise. Ser voluntário é motivo de muito orgulho para mim!”, Destaca Edson.