Prefeitura de Gaspar reforça combate à dengue com novas motocicletas

Aquisição de cinco veículos vai otimizar ações de busca e monitoramento de armadilhas e focos do mosquito

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, deu um importante passo no combate à dengue no município com a aquisição de cinco novas motocicletas zero quilômetro. Os veículos serão utilizados pelos agentes de endemias nas ações de busca e monitoramento de armadilhas e focos do mosquito Aedes aegypti, além de reforçar a frota da pasta e otimizar os trabalhos de combate à doença.

As motocicletas, adquiridas com recursos próprios oriundos de um repasse da Câmara de Vereadores de Gaspar, representam um investimento total de R$ 92.495,00, com cada uma no valor de R$ 18.499,00. Equipadas com baú de capacidade entre 40 e 50 litros, as motocicletas possuem 162 cilindradas, 5 marchas de velocidade e sistema de partida elétrico, proporcionando maior agilidade e segurança aos agentes em suas atividades.

Para garantir o uso seguro e eficaz das novas motocicletas, os servidores da Secretaria de Saúde passarão por uma capacitação específica. As motocicletas são essenciais para a locomoção dos agentes durante as buscas ativas e o monitoramento de armadilhas e focos de dengue, auxiliando no combate ao mosquito transmissor da doença.

Apesar da Secretaria de Saúde já contar com veículos próprios e rotas estabelecidas, a demanda crescente torna impossível atender a todas as necessidades da Vigilância em Saúde com a frota atual. A aquisição das novas motocicletas visa preencher essa lacuna, garantindo uma resposta mais rápida e eficiente no combate à dengue e na proteção da saúde pública em Gaspar.

O secretário de Saúde, José de Carvalho Júnior, destaca a importância desse investimento. “Agora é o momento de intensificar o trabalho de eliminação de focos, para que não tenhamos outro pico da doença em Gaspar. As novas motocicletas proporcionarão aos nossos agentes de endemias mais agilidade e autonomia para se deslocarem pelo município, possibilitando que realizem seu trabalho com mais eficiência e rapidez”, comenta o secretário.