Defesa Civil alerta sobre chuva volumosa para os próximos dias

Eventos devem ocorrer entre quarta-feira, dia 9, e sexta-feira, dia 11

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil, informa a população sobre a previsão de chuvas intensas entre quarta-feira, dia 9, e sexta-feira, dia 11. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, são esperados acumulados entre 150 mm e 200 mm, o que pode trazer riscos de temporais, chuvas fortes e ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica, quedas de árvores, enxurradas e deslizamentos.

Em caso de urgência ou emergência relacionada às chuvas, a orientação é registrar uma ocorrência formal junto à Defesa Civil pelo número 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236-2147. É importante que a população esteja atenta a esses canais de comunicação para relatar situações críticas e solicitar assistência imediata, permitindo que as equipes de resposta ajam rapidamente.

A Defesa Civil também reforça a importância de redobrar a atenção, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos, devido à lentidão no escoamento da água. Evitar a travessia em locais alagados é essencial para garantir a segurança. Além disso, moradores de encostas e áreas de risco de deslizamento devem ficar atentos a sinais de movimentação no solo, como rachaduras, inclinação de postes ou grades, e água barrenta.

Caso haja qualquer sinal de perigo, é fundamental entrar em contato imediatamente pelos números 199 ou 193 e, em situações graves, evacuar a residência.