Prefeitura de Gaspar abre processo de qualificação para Diretores Escolares

Inscrições podem ser realizadas de 16 a 30 de outubro

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, abre o processo de qualificação para Diretores Escolares da rede pública municipal, conforme o Edital SEMED Nº 002/2024. As inscrições estarão abertas de 16 a 30 de outubro. O objetivo é selecionar profissionais capacitados para exercer a função de diretor nas escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs).

O processo de gestão democrática, com critérios baseados em mérito e desempenho, representa uma conquista importante para a educação do município. Gaspar se destaca como um dos primeiros municípios a adequar seu processo de escolha à legislação federal. Os profissionais do magistério interessados em atuar como Diretor Escolar deverão participar de um curso de qualificação, realizar uma prova escrita eliminatória, com nota mínima para aprovação, e apresentar um Plano de Gestão à comunidade escolar.

Os atuais gestores foram eleitos para um mandato de dois anos, e o cumprimento rigoroso das normas assegura não apenas o respeito à democracia, mas também o acesso a recursos financeiros essenciais para a cidade. Graças à conformidade com a legislação vigente, Gaspar pode aumentar o repasse de recursos por meio da Lei do FUNDEB e maximizar o retorno do ICMS, de acordo com os critérios estabelecidos pela Legislação do ICMS Educação.

O edital, além de representar um compromisso com a transparência e a gestão eficiente, é uma exigência legal. Caso o município não cumpra essa norma, há o risco de perder parte dos recursos destinados à educação pelo FUNDEB.

A prova escrita será aplicada no dia 10 de novembro, e o resultado final está previsto para ser divulgado em 3 de dezembro. O processo será conduzido pelo Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES), e todas as informações estão disponíveis no site do certame: IESES – Concursos Públicos .

Para mais informações, os candidatos podem acessar o edital completo no link: IESES – Concursos Públicos .