Assistência Social realiza intervenção junto a moradora de rua alojada na antiga Turbina
A Prefeitura de Gaspar, por meio das equipes da Secretaria de Assistência Social, Superintendência do Meio Ambiente, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Saúde e Superintendência da Defesa Civil, realizou nesta quarta-feira (15), uma vistoria às dependências da antiga Turbina. O local, que passou por um incêndio de pequenas proporções na noite de terça-feira (16), apresenta condições de vulnerabilidade e riscos estruturais.
Durante a vistoria, constatou-se que o local é habitado há cerca de seis anos por uma moradora em situação de vulnerabilidade. O espaço também vem sendo utilizado por vendedores ambulantes como ponto de coméricio e depósito de materiais já há algum tempo. “Nós realizamos uma aproximação com a moradora e medidas já estão sendo tomadas para atender às suas necessidades, com acompanhamento contínuo. Por se tratar de uma situação complexa, que envolve não apenas a vulnerabilidade social, mas também riscos à saúde e à segurança estrutural, mobilizamos equipes especializadas para avaliar a situação e dar continuidade aos trâmites necessários”, explica a secretária de Assistência Social, Neuza Pasta Felizetti.
Em função da deterioração da estrutura do prédio, bem como acúmulo de lixo e dejetos, a administração municipal tomará providências junto ao judiciário para que o local seja interditado e que a segurança dos transeuntes seja garantida. Serão também viabilizadas a realocação das pessoas ali alojadas, bem como ações de assistência conforme as políticas públicas do município. “Nosso compromisso é atuar de forma humanizada e eficiente, promovendo o suporte necessário às pessoas em situação de vulnerabilidade e trabalhando para solucionar problemas que afetam a qualidade de vida da comunidade”, enfatiza a secretária.
Fotos: Divulgação / PMG