Em quatro dias, chuvas bateram média esperada para janeiro em Gaspar
Relatório da Defesa Civil apontou acumulado de 240 mm de quinta a domingo
Nesta segunda-feira (20), o Prefeito Paulo Koerich reuniu-se novamente com o colegiado para atualizar as informações sobre as ocorrências provocadas pelas chuvas em Gaspar. De acordo com a Defesa Civil do município, em quatro dias, choveu praticamente o esperado para todo o mês de janeiro. O acumulado de chuvas apurado pelo órgão nas últimas 96h foi de 240 mm, sendo que a média esperada para o mês é de 250 mm.
Durante o fim de semana, foram registradas 138 ocorrências. Os bairros mais afetados continuaram sendo Margem Esquerda, Santa Terezinha e Figueira. Os alagamentos de vias públicas corresponderam ao maior número de registros, seguido pelos deslizamentos.
A Prefeitura organizou uma força tarefa para a recuperação de estradas danificadas pelas chuvas, envolvendo equipamentos e profissionais das secretarias de Obras, Agricultura e Aquicultura e o Samae. Defesa Civil e Planejamento estão emprenhadas nas avaliações de risco, com engenheiros e geólogos. A Assistência Social segue atendendo as famílias cujas residências foram alagadas, com a distribuição de colchões e kits de limpeza.
Previsão do tempo da Defesa Civil do Estado ainda alerta para instabilidades
De acordo com a previsão meteorológica da Defesa Civil de Santa Catarina, a chuva forte retorna ao estado catarinense a partir da tarde desta segunda-feira (20), na forma de temporais, com raios, rajadas de vento e eventual granizo. Esta condição ocorre devido ao avanço de uma frente fria sobre o estado, associada a um ciclone com centro próximo ao litoral do Rio Grande do Sul
Para a região do Vale do Itajaí, a previsão é de risco alto para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.