Cerca de dez mil estudantes voltam às aulas na rede municipal de ensino de Gaspar
Aulas começaram nesta segunda-feira (10) nas 33 Escolas e CDIs
Nesta segunda-feira (10), aproximadamente dez mil crianças voltaram às salas de aulas em Gaspar. Para dar as boas-vindas aos estudantes, o Prefeito Paulo Koerich, juntamente com a secretária de Educação, Andreia Nagel, visitaram pela manhã a EEB Olímpio Moretto e o CDI Vovó Benta, no Gaspar Grande.
“Este ano, conseguimos trazer para o 6º ano da escola Olímpio Moretto uma turma de dez estudantes do Gaspar Alto. Essas crianças iriam estudar em Blumenau, visto que a Escola Rudolfo Günther atende somente até o 5º ano. Mas, a Secretaria de Educação organizou o transporte, para que eles continuem integrando a rede de ensino de Gaspar“, explicou o Prefeito.
Segundo a secretária de Educação, as 33 unidades de ensino da rede municipal, entre escolas e CDIs, passaram por limpeza, manutenção, e suas equipes receberam capacitações para a volta às aulas. “Na semana passada, orientamos as equipes que realizassem uma acolhida com as famílias. Então, os pais vieram às unidades onde seus filhos irão estudar, para entregar o material escolar e conversar com os professores. Essa aproximação é importante, pois a participação dos pais na vida escolar dos estudantes faz muita diferença”, explica.
Este ano, as escolas iniciam as atividades já sob a regulamentação do uso de celulares. Em Gaspar, uma portaria normativa foi publicada pela Secretaria de Educação, para orientar as equipes quanto à proibição de aparelhos telefônicos, conforme lei federal.
No município, a orientação é que os estudantes não tragam celulares para a escola. Nos casos em que houver necessidade, a determinação é de que os aparelhos permaneçam desligados ou em modo silencioso, dentro das mochilas. Não será permitido o uso dos aparelhos durante as aulas, nem durante os intervalos. Em caso de descumprimento, o aluno poderá ter o aparelho recolhido, sendo devolvido ao término das aulas.
A portaria ainda prevê situações em que o uso dos celulares será autorizado: como em atividades pedagógicas previamente planejadas, em casos de emergências, ou para garantir a acessibilidade e inclusão de estudantes com alguma deficiência.
À tarde, o Prefeito Paulo Koerich e a secretária de Educação visitarão a EEB Dolores Krauss e o CDI Cachinhos de Ouro, no bairro Figueira.
Foto: Prefeitura de Gaspar