Atleta de Gaspar é Tetracampeão Sul-Americano de Corrida de Aventura

Competição ocorreu na região de Minas e Maldonado, no Uruguai, em um percurso de quase 300 quilômetros

A equipe Brasil Multisport, que tem como um dos seus integrantes o gasparense Jonas Junckes, sagrou-se tetracampeã sul-americana de corrida de aventura ao vencer a última etapa do campeonato de 2024, realizada neste mês de fevereiro. Com 20 anos de experiência na modalidade, Jonas conta com o apoio do programa Bolsa-Atleta da Prefeitura de Gaspar.

A competição, que aconteceu na região de Minas e Maldonado, no Uruguai, contou com um percurso de quase 300 quilômetros, distribuídos em 10 estágios, incluindo trekking, mountain bike e canoagem. A prova teve início na sexta-feira (14) às 15h e foi concluída no sábado (15) à noite, totalizando cerca de 32 horas de desafio.

A equipe Brasil Multisport é composta por Jonas Junckes, Guilherme Pahl, Camila Nicolau e Mariana Pontes. Para Junckes, a vitória representa mais um passo em direção ao sonho de se tornar campeão mundial. “Uma das grandes dificuldades da prova foi causada pelas variações climáticas. O lugar tem uma beleza singular com paisagens selvagens e diversidade da fauna local, isso nos surpreendeu, mas também exigiu muita resistência e hidratação”, conta Jonas.

O percurso incluiu quatro trechos de trekking, cinco de mountain bike e uma etapa de canoagem, sendo uma competição disputada até a sétima etapa, na qual a equipe abriu uma vantagem significativa de uma hora e meia em relação à segunda colocada. O evento, que foi também a final do Campeonato Sul-Americano de Corrida de Aventura de 2024, teve seu calendário alterado devido à realização da final do Campeonato Mundial em dezembro de 2024.

Além da conquista sul-americana, a equipe garantiu vaga para a final do Mundial de Corrida de Aventura, que será realizada em setembro ou outubro deste ano na província de British Columbia, no Canadá. A Prefeitura de Gaspar parabeniza a equipe pelo excelente desempenho e reafirma seu compromisso em apoiar os atletas locais.

Fotos: Luiz Fabiano Ibex