Exposição do Arquivo Histórico celebra Dia do Imigrante Italiano

Mostra no hall da Prefeitura relembra a história dos imigrantes italianos em Gaspar

O Arquivo Histórico de Gaspar lançou nesta semana uma exposição que comemora o Dia do Imigrante Italiano e os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil. Expostos no hall da Prefeitura, a mostra apresenta dados históricos sobre a chegada dos primeiros italianos em Gaspar. Além de elementos culturais presentes ainda hoje no município, evidenciando a influência dos imigrantes.

Gaspar foi a primeira cidade catarinense a receber imigrantes italianos. De acordo com a pesquisadora Leda Baptista, as primeiras famílias chegaram pelo Itajaí-Mirim, em 1875, e se alojaram na região em que hoje é o bairro Barracão. Dali foram ocupando a região sul da cidade: Bateias e Óleo Grande,  assim como a área que hoje corresponde ao Gasparinho e Alto Gasparinho.

A exposição segue aberta à visitação até o dia 28 de fevereiro. Além disso, outros eventos marcam a programação comemorativa dos 150 anos da imigração, como o roteiro gastronômico na Rota Villa D’Itália.

Nesta sexta (21), haverá uma Noite de Massas, com apresentação do Circolo Trentino di Gasparin, no Restaurante Engenho do Novo. A Casa Cida e Evandro segue até sábado (22) com o Incanto Trentino; e no domingo (23), é a vez do almoço italiano no Buchmann Eventos.

Em maio, haverá uma caminhada pela Villa D’Itália e, em agosto, a apresentação da Orquestra de Milão, na Igreja Matriz.