A Lei Complementar nº 142, de 24 de março de 2021, cria o “novo” Conselho Municipal de Acompanhamento e de Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, no âmbito do Município de Gaspar, em conformidade com o artigo 212-A da Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, regulamentado na forma da Lei Federal nº 14.113, 25 de dezembro de 2020.

O FUNDEB é um fundo especial, formado por 27 fundos (26 estaduais e 1 do Distrito Federal) que são compostos basicamente por contribuições dos Estados e dos Municípios. A União complementa os recursos dos Fundos, quando não alcançam um valor capaz de garantir uma educação básica de qualidade mínima.

A Constituição Federal (CF) determina que, no mínimo, 18% da receita de impostos arrecadados pela União e, no mínimo, 25% da receita de impostos arrecadados pelos Estados, DF e Municípios sejam destinados à educação pública. Desse total, 20% de alguns impostos listados pela Constituição Federal compõem a receita do FUNDEB. Quando esses 20% não são suficientes para garantir a oferta de uma educação de qualidade, conceituada por indicadores nacionais, a União complementa esse caixa para assegurar os padrões mínimos de manutenção e desenvolvimento da Educação Básica.

O FUNDEB é constituído por 13 representantes titulares e seus respectivos suplentes.

a) 2 (dois) representantes do Poder Executivo Municipal

b) 1 (um) representante dos professores da educação básica pública do Município;

c) 1 (um) representante dos diretores das escolas básicas públicas do Município;

d) 1 (um) representante dos servidores técnico-administrativos das escolas básicas públicas do Município;

e) 2 (dois) representantes dos pais/responsáveis de alunos da educação básica pública do Município;

f) 2 (dois) representantes dos estudantes da educação básica pública do Município

g) 1 (um) representante do Conselho Municipal de Educação – COMED,

h) 1 (um) representante do Conselho Tutelar

i) 2 (dois) representantes de organizações da sociedade civil;

O FUNDEB tem por finalidade proceder ao acompanhamento e ao controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, com organização e ação independentes e em harmonia com os órgãos da Administração Pública Municipal. Atuará com autonomia, sem vinculação ou subordinação institucional ao Poder Executivo Municipal e será renovado periodicamente ao final de cada mandato dos seus membros.

Em Gaspar as reuniões do FUNDEB serão realizadas mensalmente, como também extraordinariamente, quando necessário.

Para a Gestão 2021/2022 foi nomeado os seguintes membros indicados ou eleitos para integrar o FUNDEB, com mandato até 31 de dezembro de 2022.

SEGMENTOS SOCIAISTITULARSUPLENTE
Poder Executivo Municipal – Secretaria Municipal de EducaçãoCarla Hang IsenseeAna Lúcia Ponciano da Silva
Poder Executivo MunicipalSimone Tatiana Hüther BatistellaJanice Cristina Eleoterio
Professores da educação básica pública do MunicípioRogê Bandeira PaivaAldo Antunes da Luz