Conselho Municipal de Educação

Os conselhos de educação têm destaque a partir de 1988 com a Constituição Cidadã, oferecendo assim maior participação social na deliberação das políticas públicas. Com a LDB de 1996, os conselhos de educação foram regulamentados nas três esferas, definindo-se assim suas responsabilidades.

Em Gaspar, o Conselho Municipal de Educação (Comed) foi criado pela Lei nº 984, de 11 de setembro de 1986, e vem realizando seu principal papel junto à Secretaria de Educação: fiscalizar e acompanhar. O conselho é o órgão normativo do sistema de ensino responsável pela normatização da educação infantil privada e pública municipal, do ensino fundamental da rede pública municipal, sabendo que o sistema de ensino é composto pelo Comed, Semed e unidades escolares.

O Comed é um órgão de estado, isto é, da sociedade, por isso é independente, é normatizador, mobilizador, é controlador social, é deliberador e consultor; é o fórum representativo com pluralidade de ideias e deliberação democrática.  Está vinculado a Semed por questões legais, logo a mesma proporciona sua manutenção orçamentária e técnica. Realiza seus trabalhos através de câmaras ou comissões (educação infantil, ensino fundamental, legislação, normas, planejamento, educação de jovens e adultos, podendo existir outras especiais) que respondem consultas; propõem indicações, resoluções; aprovam pareceres vindo a ser indicativos, deliberativos, consultivos ou normativos. Tem seu regimento interno. Logo, o Comed deve garantir a participação da sociedade e lutar pela garantia da educação pública de qualidade para todos.

Confira os membros do Comed da gestão 2020-2023:

REPRESENTAÇÃO

Rua Coronel Aristiliano Ramos, 453, ao lado da Biblioteca
Centro, Gaspar/SC
E-mail: comed@gaspar.sc.gov.br
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h30 às 17h30