Gaspar inicia vacinação contra a Covid-19 em crianças nesta quarta-feira (19)

    A partir desta quarta-feira, dia 19 de janeiro, Gaspar inicia a vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, COM COMORBIDADE. A vacinação será realizada por meio de escalonamento de idade, crianças com idade de 10 e 11 anos serão as primeiras a receber a vacina, do laboratório Pfizer/ BioNTech, um imunizante diferente do utilizado na população maior de 12 anos. É uma versão pediátrica, com composição e concentração específica para esta faixa etária. A ação será realizada na Central de Vacinação, no Centro de Conveniência do Idoso, das 13h30 às 16h, na Rua Frei Canísio, no Bairro Coloninha. A vacina só será aplicada com a presença dos pais ou responsáveis. São 400 doses disponíveis neste primeiro momento.

    Na quinta-feira (20) crianças com COMORBIDADE (lista de comorbidades no fim do texto) com idade entre 8 e 9 anos serão as imunizadas e sexta-feira, podem comparecer na Central de Vacinação crianças com idades de 5, 6 e 7 anos.

     Para que as crianças sejam vacinadas, elas devem ser acompanhadas dos pais e/ou responsáveis ou, em caso de ausência, a vacinação pode ser realizada mediante apresentação de um termo de consentimento por escrito. Além disso, é obrigatória a apresentação de documentos como: CPF, certidão de nascimento ou RG, comprovante de residência e caderneta de vacinação da criança.

    Uma das principais recomendações adotadas pela Secretaria Estadual da Saúde, é que a vacina contra a Covid-19 não seja aplicada ao mesmo tempo em que outras vacinas de rotina do calendário infantil, sendo necessário aguardar um intervalo de 15 dias entre a dose da vacina contra a Covid-19 e as demais vacinas.

LISTA DE COMORBIDADE

a) Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher,
mucopolissacaridoses e outras);
b) Doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias);
c) Cardiopatias congênitas e adquiridas;
d) Doença hepática crônica;
e) Doença renal crônica;
f) Doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave);
g) Imunossupressão congênita ou adquirida (incluindo HIV/Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora devido à doença crônica como doenças reumatológicas e doenças inflamatórias intestinais – Crohn e colite ulcerativa);
h) Hemoglobinopatias (anemia falciforme e talassemia maior);
i) Obesidade grave (IMC: escore z>+3);
j) Síndrome de down