Gaspar amplia capacidade de atendimento no Centro de Triagem
Na última semana, Gaspar tem registrado alta demanda de pacientes que procuram o Centro de Triagem, na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins. Por esse motivo, a partir desta terça-feira (18) a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, dobrou a capacidade de atendimento do Centro de Triagem. O objetivo é diminuir o tempo de espera da população que procura o local.
A estrutura conta agora com seis consultórios, sendo mais dois para triagem inicial. Além disso, novas equipes de saúde, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem também foram contratadas ou realocadas para suprir a alta demanda. O sistema deve expandir a capacidade de atendimento, além de promover maior segurança dos pacientes, visto que o local foi mudado para trazer mais conforto.
“Nossos pacientes estão sendo atendidos com mais conforto, em uma ampla recepção com cadeiras espaçadas. Toda a equipe da saúde está fazendo o possível e impossível para atravessar esse momento difícil da pandemia. É importante que cada uma faça sua parte, respeitar o isolamento, caso positivado, e seguir com as regras sanitárias”, pontua a Secretária de Saúde, Silvania Janoelo dos Santos.
Busca por teste Covid-19 já é superior ao registrado nos últimos meses
A Prefeitura informa que os testes de covid-19 devem durar somente por mais alguns dias, como prevê a Secretaria de Saúde. Entre os dias 7 e 17 de janeiro, foram realizados 3.680 atendimentos no Centro de Triagem, uma média de 360 pacientes diários, sendo que finais de semana o horário de atendimento é reduzido.
Além de Gaspar, outras regiões de Santa Catarina e até mesmo do Brasil encontram dificuldades para conseguir os exames, diante da explosão da demanda com o espalhamento da variante Ômicron do coronavírus, mais contagiosa. Por esse motivo, a recomendação é para que as pessoas procurem o CT apenas quando tiver os sintomas (coriza, dor no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, tosse, febre, falta de ar e outras condições que possam caracterizar coronavírus).
Diante desta realidade, a Prefeitura de Gaspar está com dois pregões emergenciais abertos para aquisição de testes para detecção do vírus. Ainda não há previsão de chegada, visto que ainda não há fornecedores que atendam a demanda. A maioria das empresas não tem conseguido atender o consumo crescente, de forma imediata, dos municípios.
A Prefeitura espera a compreensão de todos e pede para que os cidadãos apenas procurem o Centro de Triagem quando estiverem com sintomas presentes, de forma que os testes ainda restantes possam atender situações prioritárias. Novos protocolos devem ser ativados durante a semana, caso os testes não atendam a quantidade necessária. “Também é importante ressaltar que não adotamos novos protocolos e, portanto, não fazemos testes para confirmar que pacientes esteja, negativados para retornarem ao trabalho. Continuamos pedindo que os empresários considerem os atestados de COVID-19 e isolamento como de qualquer outra e que o colaborador retorne ao ambiente de trabalho após o fim do período previsto no documento, sem necessidade de realizar novos testes”, explica a secretária Silvania.
Efeito Vacinação
Janeiro acumula 987 novos contaminados pela Covid-19 em 18 dias e supera como o mês mais contagioso de toda a pandemia. Em março de 2021 (pico da pandemia) o número de casos confirmados ativos era de 655. A média de infectados em janeiro é de 150 diagnósticos positivos por dia, nos últimos sete dias.
Porém, mesmo com a alta de casos, janeiro de 2022 tem a mais baixa taxa de letalidade de toda pandemia. Em março de 2021, eram 32 pacientes internados simultaneamente no Hospital de Gaspar, além disso, só naquele mês, 27 gasparense perderam a vida para a doença. Atualmente, com 987 casos ativos, apenas uma pessoa está internada.
A baixa letalidade é o efeito direto da vacinação em massa dos moradores de Gaspar. A letalidade relaciona o número de pessoas contaminadas por coronavírus e aquelas que vieram a óbito pela doença. De acordo com dados da Secretaria de Saúde cerca de 75% da população total de Gaspar já está vacinada com pelo menos a primeira dose.
A Prefeitura de Gaspar segue com a aplicação das doses no Centro de Convivência do Idoso, localizado na Rua Frei Canísio, 500 – Coloninha. Não há necessidade de agendamento, apenas serão disponibilizadas doses para os grupos pré-determinados no dia. A aplicação de doses depende das doses disponíveis.