Prefeitura de Gaspar orienta a população sobre os serviços de saúde
Estratégia Saúde da Família (ESFs), Centro de Triagem e Hospital de Gaspar, esses são alguns dos serviços de saúde ofertados pela Prefeitura de Gaspar. Para que o atendimento seja eficaz, é importante que a população saiba quando e qual serviço procurar.
As ESFs são as unidades de atenção básica, a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), que atualmente são 18 unidades pelo município. São realizadas consultas e acompanhamento médico, além de entrega de remédios e aplicação de vacinas. Quando necessário, solicita outros serviços de saúde, como exames e encaminhamento do paciente para consultas com especialistas. Além disso, realiza consultas espontâneas, como por exemplo: dores de cabeça, febre, dor de garganta, dor de ouvido, diarreia, dor abdominal leve, mal-estar, conjuntivite, entre outras.
Serviços de saúde bucal, incluindo atendimento de urgências e pequenas cirurgias, também são realizados nas ESFs. Nos demais serviços odontológicos de alta complexidade, o paciente é encaminhado para a Policlínica Municipal. As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) com consultórios odontológicos são: ESF Bela Vista, ESF Centro, ESF Poço Grande, ESF Figueira, ESF Belchior, ESF Santa Terezinha I, ESF Barracão I, ESF Margem Esquerda I e II e ESF Gasparinho Quadro II.
Devido às altas taxas de pessoas com sintomas de Covid-19, gripe e Influenza, a recomendação principal é que o usuário procure o Centro de Triagem, na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins. As síndromes gripais (SG) são caracterizadas por febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse e coriza; em crianças, considerar também obstrução nasal; em idosos, podem estar associadas síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência. Todos esses sintomas podem ser atendidos no Centro de Triagem.
Muitas vezes o atendimento 24 horas de médicos e enfermeiros, motiva as pessoas a irem ao Hospital para buscar uma solução quando a saúde não está bem, seja por motivos graves ou comuns. Porém, em muitos dos casos de pacientes atendidos no pronto-socorro poderiam ser atendidos nas ESFs, por exemplo. O que acaba sobrecarregando o atendimento da equipe.
Também é importante que o paciente com consulta agendada, compareça em seu horário ou informa da desistência com antecedência. Dessa forma, o atendimento é otimizado e garantido.
O pronto-socorro do Hospital de Gaspar é destinado aos casos graves, de urgência e emergência. Emergências são as paradas cardíacas ou aqueles casos em que o paciente corre risco iminente de morte, como o infarto agudo do miocárdio, por exemplo. Já urgência, a equipe deve agir prontamente, caso contrário, o paciente também corre o risco de morte. Existem protocolos assistenciais institucionais que auxiliam a equipe especializada quando casos como estes chegam ao pronto-socorro.
O Hospital de Gaspar trabalha com o sistema de triagem, que separa os pacientes de acordo com a emergência. Na grande maioria dos atendimentos, não há risco de morte e poderiam aguardar a ida ao consultório do médico. Entretanto, há casos em que é imprescindível uma avaliação do emergencista.
Muitas pessoas ainda têm dúvida de quando devem procurar o atendimento no Centro de Triagem ou no Hospital. O hospital só deve ser utilizado em sintomas de Covid-19, quando o paciente sentir crises respiratórias agudas graves, dispneia (falta de ar) desconforto respiratório, baixa oxigenação no sangue. Em alguns casos, é necessária a internação do paciente.
Atendimento:
ESFs: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30
Centro de Triagem: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h / sábado e domingo das 7h às 13h
Hospital de Gaspar: Atendimento 24h