Gasparense é convocada para testes da Seleção Brasileira
A gasparense Suzi Mara Pasquali foi convocada para participar da primeira fase de testes para a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei Sentado. A Confederação Brasileira de Voleibol Para Deficientes – CBVD convidou 26 atletas entre novatas e veteranas, visando a preparação para o Campeonato Mundial de Voleibol Sentado 2022, que acontecerá em Hangzhou/China, e também para o início do ciclo olímpico de Paris 2024.
Os treinos da seleção brasileira de vôlei sentado acontecerão no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, no período de 13 a 20 de fevereiro.
Quem é Suzi?
Suzi tem 40 anos e é natural de Gaspar e moradora do bairro Figueira. Trabalha como professora de educação física na APAE de Gaspar e também como professora de natação. Suzi também é mãe de três filhos, Isadora (19), Vicente (10) e Olivia (05). “Isadora tem paralisia cerebral e frequenta a APAE, e foi pela deficiência dela que eu comecei a trabalhar com a educação especial”, comenta Suzi.
Suzi já joga vôlei desde a sua adolescência e até chegou a participar de competições de voleibol pela cidade de Gaspar, mas foi conhecer o voleibol sentado somente no último ano. “Conheci o vôlei sentado em julho de 2021, através da iniciativa do Programa Paradesporto Gaspar, que é um programa que está sendo implantado na rede municipal de Gaspar. Levamos nossos alunos da APAE para conhecer o Centro de Referencia Paralímpica de Blumenau. Como eu também sou uma pessoa com deficiência, recebi o convite do pessoal da Associação de Paradesporto de Blumenau – APESBLU para ir fazer um treino com eles, foi então que não quis mais parar e entrei para equipe”, conta.
Em novembro de 2021 Suzi e Marciana (Também atleta da equipe da Apesblu), disputaram o campeonato brasileiro de vôlei sentado, representando a equipe do Ceará, onde conseguiram a sexta colocação na competição. “E nesse ano a convocação veio! Apesar de ser iniciante no esporte, vou muito focada em aprender e desenvolver o meu melhor dentro da modalidade”, comemora Suzi.
Projeto Paradesporto Gaspar
O Projeto Paradesporto Gaspar surgiu de uma parceria da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Gaspar – FMEL com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED e está em um processo de implantação na rede municipal de educação de Gaspar. O programa é apresentado para os pais e professores da rede de escolas do município e atua com avaliações com os alunos que possuam algum tipo de deficiência, seja física ou intelectual. Cerca de 150 crianças e adolescentes já foram avaliados pelo projeto nas escolas do município e também no Centro de Referência Paralímpica, que fica no SESI, em Blumenau. As crianças e adolescentes atendias pelo Projeto tem entre 6 e 17 anos.
O Paradesporto de Gaspar já recebeu o convite para participar de um evento de atletismo que ocorrera no dia 26 de março, no Centro de Referência Paralímpica em Blumenau. “O Paradesporto é uma iniciativa brilhante e não pode parar. Suzi é o maior exemplo de que na cidade de Gaspar há vários talentos que necessitam serem descobertos. Essa união do Paradesporto de Gaspar com o Paradesporto de Blumenau é muito importante para que o projeto tome forma e se engrandeça cada vez mais. Tenho certeza que é um inicio promissor onde colheremos vários frutos em um breve futuro”, comenta o diretor-presidente da FMEL Gaspar, Roni Muller.