Prefeitura entrega jogos digitais para educação especial
Os alunos da educação especial da rede municipal de ensino de Gaspar terão acesso a um novo instrumento de auxílio de última geração. São as mesas digitais, com jogos e aplicativos, “PlayTables”. O novo equipamento foi entregue para as diretoras das unidades de ensino nesta segunda-feira, dia 2. A Prefeitura adquiriu por meio da Secretaria de Educação, 15 mesas, no valor de R$ 344 mil. Cada mesa contém mais de 30 aplicativos e pode ser utilizada por quatro alunos simultaneamente.
A nova tecnologia potencializa o desenvolvimento motor, social, cognitivo, emocional, raciocínio lógico e a resolução de problemas com foco na alfabetização e no letramento dos alunos com deficiência.
Cada mesa possui aplicativos previamente instalados com atividades das seguintes áreas: Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. Estes aplicativos permitem o uso compartilhado, através dos games em equipe, ou individual, com uso acessível, inclusive para aqueles com deficiência motora ou auditiva. A tecnologia reconhece qualquer toque humano e também de objetos de plástico, metal e feltro, facilitando o acesso e a utilização da plataforma por crianças com deficiência motora.
O secretário de Educação, Emerson Antunes, destaca a importância do equipamento. “A aquisição deste equipamento é de grande importância para a nossa educação especial. Queremos aperfeiçoar os métodos de ensino, e é isto que a PlayTable irá proporcionar, vai oferecer mais simplicidade e conteúdo de qualidade para os alunos, despertando o interesse de aprendizagem”, pontua Antunes.
“PlayTable”
Além do sistema operacional, as mesas adquiridas por Gaspar contém aplicativos que versam sobre coordenação motora, raciocínio lógico, desenho livre, pintura, memória, quebra-cabeça, detetive, coelhos construtores, dia na fazenda, fábrica de números, tabuada divertida, matemática, guardiões da natureza, ciências, geografia, história, musicalização, alfabeto, caça-palavras, boquinhas-memória e puxa—bocas.