Parque Natural Municipal incentiva educação ambiental

    Tucano-toco, tamanduá-mirim, quati, bugio, cutia e borboletas, esses são alguns dos animais que vivem no espaço que futuramente será as instalações do Parque Natural Municipal. Durante toda a semana, a equipe técnica da Superintendência de Meio Ambiente realizaram uma campanha de educação ambiental intitulada ‘Conservar é o Bicho!’. O objetivo é mostrar para alunos do 4ª e 5º ano das escolas municipais os animais que estão localizados na área, além disso, os alunos serão os responsáveis por eleger o nome do local, que deverá ser um dos animais residentes do local.

     Durante a aula de educação ambiental, os alunos aprendem e conhecem mais sobre o que é um parque natural, sobre a importância dele, a as atividades que podem ser realizadas. Além disso, as crianças aprendem de perto sobre os animais silvestres, isso porque, eles estão ao alcance das mãos dos pequenos. A oportunidade foi proporcionada através dos animais empalhados que representam o futuro nome parque. Mais de 1.100 alunos participaram das aulas de educação ambiental.

    Após conhecer os seis animais, os alunos realizam uma votação para escolher o nome que mais agrada. Após a contagem de votos, os nomes mais votados para o nome do parque serão revelados e posteriormente a votação será aberta a toda população gasparense.

Conheça os animais:

Cutia: Mamífero roedor pequeno; ela recolhe mais castanha e sementes do que consegue comer, então as enterra e depois não lembra mais onde guardou; por causa disso, as sementes brotam e dão origem a novas árvores e flores.

Borboletas: Insetos super coloridos famosos pela beleza. As borboletas são um dos principais insetos responsáveis pela polinização das flores

Quati: Esperto, ágil e sociável, o mamífero é muito ativo e passa a maior parte do dia atrás de alimento. Sua importância para o meio ambiente é o controle de insetos e pragas diversas.

Bugio: Adoram comer folhas e frutos e dormem muito para fazer a digestão. São animais considerados sociais e seu papel ecológico é espelhar sementes através das fezes.

Tucano: Comem frutas, insetos e até mesmo filhotes de outras aves, são considerados jardineiros da floresta, pois dispersam as sementes, quando voam.

Tamanduá-mirim: Tem um padrão de coloração da sua pelagem que lembra a um “colete” negro. O restante dos seus pelos tem uma cor que varia do amarelo ao marrom pardo.

Parque Natural Municipal

    A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Planejamento Territorial e Superintendência de Meio Ambiente, encaminha a criação de um Parque Natural Municipal. A área prevista para a implantação do espaço é de aproximadamente 31.205,32 m² no Bairro Bela Vista.

    A área é pública, pertence ao município, e uma parte do espaço já é utilizada pela comunidade para a prática de trilha, bicicross, entre outros. Com a criação do parque municipal, está prevista a instalação de novas trilhas, adequação das já existentes, um centro de visitantes, áreas de piquenique, arvorismo, tirolesa, parque infantil, viveiros florestais, sinalização, entre outros.

    O parque terá como principal objetivo a preservação dos ecossistemas naturais de importante relevância ecológica e o encanto visual. Com isso, a atividade poderá trazer benefícios para o desenvolvimento de ações de educação ambiental e para o setor de turismo da região, incluindo a criação de novos postos de trabalho no setor.

     “Esse projeto será de grande importância para o enriquecimento da educação ambiental das nossas crianças e de toda a população. Essa unidade de conservação será uma aliada na conscientização da população e turistas sobre preservação e sustentabilidade. Além de grande beleza, a área concentra grande biodiversidade da Mata Atlântica. Será uma espaço de educação, turismo e preservação”, destaca o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall.

    A criação de um Parque Natural Municipal em Gaspar será pioneira, e contemplará funções sociais, estéticas, ecológicas e educativas. Fomentará o turismo já existente na cidade, além de se consolidar como mais um atrativo. O projeto faz parte do novo pacote de obras do programa Avança Gaspar.