Membros do conselho curador do Arquivo Histórico são empossados
Nesta segunda-feira (14) foram empossados os primeiros conselheiros do Conselho Curador do Arquivo Histórico Documental Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz de Gaspar. Os membros são representantes de órgãos municipais e representantes de entidades não governamentais. A assinatura do termo de posse foi realizada na sede do Grupo Lince, parceiro do Arquivo Histórico Municipal.
Composto por membros efetivos e suplentes indicados pelo poder público e pela sociedade civil, o Conselho tem poder deliberativo e consultivo e a missão de promover políticas de valorização e proteção ao Arquivo Histórico. Além disso, o conselho pode sugerir ainda a promoção de eventos para a divulgação e expansão do arquivo e seu acervo. O Conselho Curador do Arquivo Histórico foi instituído pela Lei Complementar nº 152/2021, que alterou o artigo 7º da Lei Ordinária nº 3.964/2019.
O prefeito Kleber Wan-Dall, que acompanhou a assinatura, valorizou a função dos conselheiros para a memória da cidade. “Nós temos que preservar nossa história para que as futuras gerações conheçam Gaspar, por meio do seu acervo. O grande desafio desse conselho é a preservação da memória gasparense e, uma população que não preserva a sua história não tem memória. Se não tivermos memória não conseguimos avançar em políticas públicas e no crescimento do município”, destaca Wan-Dall.
Membros do Conselho:
I – Representantes de órgãos governamentais:
- Um curador geral, nomeado pelo Prefeito Municipal- Prof – Leda Maria Baptista
- Um Diretor de Cultura do Município de Gaspar – Bruna Basei
- O Diretor da Biblioteca Pública Municipal – Lúcia Kistner
- Um representante dos professores do Município, indicado pela Secretaria da Educação – Prof. Débora Regina Darós
- Um representante do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC de Gaspar indicado pela referida instituição – Dra Ana Paula K. da Silveira
II – Representantes de entidades não governamentais:
- Um representante do Grupo Lince, indicado pelo referido grupo – Eduardo de Oliveira
- Um representante dos escritores do município indicado por seus pares – Edson Simon
- Um representante da imprensa local, indicado por seus pares – Alexandre de Melo e Silva
- Um representante dos clubes de serviço, indicado por seus pares- Ivo Carlos Duarte
- Um representante da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Gaspar, indicado pela referida instituição– Dr. Paulo Luís Schmitt
Arquivo Histórico de Gaspar
O arquivo histórico contêm mais de 10 mil documentos, entrevistas, filmagens e fotografias que relatam o desenvolvimento do município. O objetivo é promover o incentivo ao resgate da cultura do um município, além disso, tem como finalidade fornecer informações históricas de um local. Ajudando também nas políticas públicas envolvendo a população e servindo de memória para os avanços realizados em Gaspar. Sendo um espaço público, o local auxilia em pesquisas sobre a cidade para trabalhos extracurriculares ou que envolvem uma pesquisa aprofundada sobre o passado da cidade.
O interessado pode agendar uma visita ao local para realizar pesquisas no arquivo que contém documentações escritas e orais produzidas por historiadores, pesquisadores ou pessoas da comunidade. Para agendar, basta ligar para o número (47) 3091-2204. O arquivo está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. E fica localizado na Rua Aristiliano Ramos, número 475, no Bairro Centro próximo a Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin.