Prefeitura retoma as atividades físicas para idosos
A prática de atividade física traz diversos benefícios, em todas as idades, mas principalmente para as pessoas idosas que tendem a não possuir mais um cotidiano agitado. Pensando nisso, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social, retomou com as atividades para os idosos, nesta segunda-feira (21) depois de dois anos parados, por conta da pandemia.
Para garantir um retorno seguro de todos os idosos, neste primeiro momento, serão ministradas aulas de ginástica, separadas por 10 núcleos, em diversos bairros do município. O Centro de Convivência do Idoso de Gaspar deve retornar com o atendimento em geral em breve, pois aguarda a contratação de novos profissionais para atuar no local.
Para atender um número maior de idosos, as atividades foram divididas no seguinte cronograma:
• Segunda-feira: 8h na Capela Virgem de Nazaré (Gasparinho Quadro), às 9h30 Centro de Convivência do Idoso (Coloninha) a 16h na Capela São Judas Tadeu (Arraial).
• Terça-feira: 8h capela Santa Rita (Sete de Setembro), 9h30 Centro de Convivência do Idoso; a partir de 5 de abril, inicia as atividades na Capela São Francisco (Figueira) no período vespertino.
• Quarta-feira: 8h Sociedade Alvorada (Centro), 14h Associação de Moradores no Bela Vista.
• Quinta-feira: 8h Capela Santa Terezinha, às 14h Belchior Alto, em breve os idosos do Bairro Lagoa também serão beneficiados.
O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, destaca o retorno das atividades. “Durante dois anos os nossos idosos ficaram em casa sem poder ter esses momentos de interação e convivência que tanto contribuem no processo de envelhecimento saudável, com autonomia e sociabilidade que fortalecem os vínculos e o convívio comunitário. Eles merecem esse retorno com toda segurança, estávamos todos ansiosos por esse momento”, salienta.
Mesmo com as atividades do Centro de Convivência suspensas, a Secretaria seguiu com as atividades remotas, em parceria com o Instituto Federal de Santa de Catarina (IFSC) campus Gaspar, com o projeto “O papel da ludicidade no processo de envelhecimento” que distribuiu de forma gratuita jogos de estratégias para auxiliar no isolamento social.