Personalidades históricas de Gaspar são homenageadas

    Na tarde desta quarta-feira, dia 20, foi sancionada as Leis de nº 4.185, 4.183 e 4.188, concedendo o nome de três pontes do município de Gaspar que até então não possuíam nomes oficiais. São elas: A Ponte Adão Schimitt, localizada sobre o Ribeirão Gaspar Mirim, Ponte Júlio Zimmermman, localizada no Ribeirão Gaspar Grande e a Ponte Afonso Hostins, também sobre o Ribeirão Gaspar Mirim, todas no Centro de Gaspar.

     Para que os nomes fossem escolhidos de forma justa, foi realizada uma grande pesquisa em parceria com o Arquivo Histórico Documental Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz. Além disso, foram realizados todos os processos burocráticos, como o parecer técnico de dominação de Bens Públicos, autorização da família do homenageado e abaixo assinado com as assinaturas necessárias.

     A Ponte Adão Schimitt está localizada entre as Ruas Duque de Caxias com ínicio na Avenida das Comunidades. A Ponte Júlio Zimmermann fica no final da Rua Coronel Aristiliano Ramos com início na Rua Dr. Nereu Ramos e a Ponte Afonso Hostins está localizada entre a Rua Coronel Aristiliano Ramos e Rua Itajaí.

     O projeto de lei foi apresentado pela Vereadora Zilma Benevenutti, e sancionado pelo prefeito Kleber Wan-Dall. A lei pede ainda que as pontes sejam identificadas com os nomes oficiais e tenham totens de identificação com a breve história de cada homenageado.

Homenageados:

   Adão Schmitt: Nascido em 1846 e falecido em 1911. Foi um grande comerciante de madeira e produtos coloniais de Santa Catarina. Adão e família adquiriram extensa área de terras no Belchior Alto e na sede da Freguesia de São Pedro Apóstolo de Gaspar, onde construíram em 1894 um grande casarão, o qual foi demolido em 1985, situado na atual Rua São José. Com o desenvolvimento regional, Adão Schmitt e filhos destacaram-se na produção, beneficiamento, comércio e transporte das riquezas locais do século XX. Também foram destaque na política do município de Itajaí e Blumenau.

   Afonso Hostins: Gasparense, nascido em 1912 e morreu em 1990, era descendente dos pioneiros residentes no início da Rua Itajaí, estabelecidos com atafona e carpintaria. Trabalhou em grandes empresas atacadistas e foi um dos primeiros gasparenses a ocupar função pública no novo município de Gaspar. Coletor de tributos estaduais e Exator Estadual de Gaspar.

   Júlio Zimmermann: Nascido em 1921 e morreu em 1993, foi agricultor, ferreiro e comerciante. Foi um importante empresário de Gaspar, conhecido como “Julhinho Zimmermann do posto de gasolina”. A vida de Júlio foi pautada por muitos serviços prestados a comunidade, no campo profissional, social, religioso e político.