Gaspar segue com a vacinação contra a Covid-19 nas unidades de saúde

     A Prefeitura de Gaspar continua a campanha de vacinação contra a Covid-19 em todas as Estratégias Saúde da Família (ESFs), sem necessidade de agendamento. Todos os públicos a partir dos 5 anos de idade poderão ser imunizados Secretaria de Saúde segue oferecendo, diariamente, todas as doses do esquema vacinal em 14 ESFs com sala de vacina.

     As vacinas Astrazeneca, Janssen e Coronavac estão disponíveis, assim como a Pfizer pediátrica, que é aplicada nas crianças de 5 a 11 anos. A secretaria vacina com a quarta dose os idosos com mais de 80 anos que tenham mais de quatro meses de intervalo da dose de reforço (terceira dose).

      Porém, a Secretaria de Saúde reforça para que as pessoas liguem nas unidades para verificar se tem o imunizante, uma vez que todas as doses estão SUJEITAS À DISPONIBILIDADE no estoque destas unidades, já que quem adquire os imunizantes é o Governo Federal e quem define a quantidade e envia as doses ao município é o Governo Estadual. Caso não haja a vacina procurada, o munícipe será orientado a retornar em outro momento, ou procurar uma unidade de saúde mais próxima.

      Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos. Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose. Para a dose de reforço é necessário levar identidade e comprovante de segunda dose.

     Já a dose adicional e de reforço dos imunossuprimidos, o comprovante da segunda dose aplicada/dose adicional, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora, respectivamente. Para a quarta dose dos idosos com mais de 80 anos, é necessário apresentar identidade e comprovante das doses anteriores.

      Os pais que não tiverem como levar os filhos menores de 12 anos para a vacinação devem fazer documento por escrito (pai ou mãe) para qualquer pessoa com mais de 18 anos levar a criança até o ponto de vacinação. Neste caso, o responsável que assinar a declaração também deve entregar um documento de identidade com foto para que outra pessoa prove a autenticidade do consentimento. Os pais também devem prestar atenção no intervalo de vacinas. Caso a criança tenha tomado alguma outra vacina, deve-se esperar 15 dias para a vacinação contra o coronavírus.

Cobertura vacinal

     De acordo com o vacinômetro, 87,02% da população está com a primeira dose da vacina, cerca de 80 % estão com o esquema primário de imunização (primeira e segunda dose) completos, enquanto a dose de reforço foi aplicado em pelo menos 61,72% dos gasparenses.