Vice-prefeita participa do Seminário Microrregional de Aleitamento Materno da Região do Médio Vale do Itajaí

A vice-prefeita de Gaspar, Mariluci Deschamps Rosa, participou na manhã desta quarta-feira (5) da abertura do 3º Seminário Microrregional de Aleitamento Materno da Região do Médio Vale do Itajaí, que envolve os municípios de Botuverá, Brusque, Gaspar e Guabiruba. O evento acontece no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Gaspar e segue durante todo o dia com palestrantes como a nutricionista Janine Guimarães, responsável pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde de Joinville e facilitadora da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) do Ministério da Saúde.

A enfermeira obstetra Elisabeth Kuehn de Souza falará sobre “A hora mágica”. Elisabeth é coordenadora do Banco de Leite Humano de Blumenau e Presidente do Comitê de Aleitamento Materno do Médio Vale do Itajaí.

No período da tarde, a partir das 13h haverá uma amostra de experiências do curso de gestantes que acontece na Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Terezinha, em Gaspar, com a enfermeira Tássila Dias Malta Moreira Moura. Tássila é responsável pela Região de Saúde II da Secretaria de Saúde de Gaspar.

Outra amostra de experiências é referente ao “Olhar multiprofissional sobre o aleitamento materno”, conduzida pela psicóloga Heloisa Frensch Faustino Nascimento e pela assistente social Kelly Pereira da Cunha, profissionais do Hospital de Gaspar.

Em seguida, às 13h30 a fonoaudióloga do Banco de Leite Humano de Blumenau, Grasiela Porto Demarchi, falará sobre “Amamentação e Comunicação Mãe/Bebê, muito além do peito”. Depois, às 14h30 a médica pediatra Maria Marlene de Souza Pires abordará “Os primeiros 1000 dias na vida das crianças”.

Para finalizar as palestras, às 15h30 a psicóloga Rosana Silva dos Santos Schmitt abordará a “Institucionalização precoce e a saúde mental na primeira infância: algumas considerações sobre a importância das práticas institucionais em educação, proteção e saúde”. Rosana desenvolve projetos na área clínica com bebês e crianças muito pequenas.

O III Seminário Microrregional de Aleitamento Materno é uma realização do Comitê Regional de Aleitamento Materno do Médio Vale do Itajaí.

Mais informações:
Secretária de Saúde de Gaspar, Márcia Adriana Cansian: 3332-2020 ou 8827-0162
Presidente do Comitê de Aleitamento Materno do Médio Vale do Itajaí, Elisabeth Kuehn de Souza: 3381-7570