Saúde promove atividades em decorrência do Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase
Nesse domingo (25) é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Para lembrar a data, a Secretaria de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), promove entre os dias 26 e 31 de janeiro atividades nas Unidades de Saúde.
Durante esse período, os profissionais das Unidades de Saúde irão esclarecer dúvidas e entregar materiais informativos sobre a doença, além de realizar consultas de enfermagem para os sintomáticos e de identificação de novos casos.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) registrou 127 casos de hanseníase até meados de dezembro de 2014 em Santa Catarina. Desses, dois casos eram em Gaspar. Já o índice de cura da hanseníase no estado em 2014 foi de 84,2%, valor considerado regular para esse indicador.
Sobre a Hanseníase
A hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo: pode variar de dois anos até mais de dez anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas. Uma forma de evitá-la é o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.
Mais informações:
Secretária de Saúde, Márcia Adriana Cansian: 3703-3700 ou 8406-6810
Coordenadora do Programa DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Luciana Reinert Silveira: 3332-7807