Prefeitura de Gaspar realiza 8ª Conferência Municipal da Saúde no dia 11 de junho
A Secretaria de Saúde de Gaspar promove no dia 11 de junho a 8ª Conferência Municipal da Saúde, que acontecerá das 8h às 20h, no Espaço Bunge Natureza, localizado na Rodovia Jorge Lacerda – km 10, nº 4187, no bairro Poço Grande. O evento tem como temática “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”.
O evento é aberto gratuitamente ao público. Os interessados em participar podem se inscrever antecipadamente em todas as Unidades de Saúde do município ou ainda no dia e local do evento. É importante levar o RG e CPF na hora da inscrição para gerar o certificado de participação posteriormente.
O público algo da conferência são pessoas da comunidade, profissionais de saúde do setor público e privado, além de prestadores de serviços e gestores municipais. A etapa municipal é o primeiro passo para as discussões sobre a saúde, seguindo para a etapa estadual e a etapa nacional.
As discussões da conferência abrangerão oito eixos temáticos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.
Segundo o Plano do Conselho Nacional de Saúde de 2015 a temática da conferência incorpora diferentes significados: saúde pública como direito de cidadania, em contraposição à mercantilização e privatização da saúde, visando uma saúde pública de qualidade que superem as desigualdades entre diferentes populações e regiões e à organização e à humanização nos serviços de saúde de modo a atender as necessidades dos usuários e ampliar o acesso.
O objetivo da 8ª Conferência Municipal da Saúde em Gaspar é refletir e avaliar o que foi construído a nível municipal, estadual e nacional, propondo ações para melhorar a saúde da população, momento que representa a participação e o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, a conferência deseja cuidar bem das pessoas mediante a realização e a valorização do trabalho multiprofissional e interdisciplinar, a transformação das práticas de saúde e a superação das injustiças que afetam de forma diferenciada a população brasileira, como o racismo, sexismo e intolerância às diversidades; reafirmando, assim, a saúde como direito fundamental do povo brasileiro, pilar estruturante da cidadania e do desenvolvimento da nação.
Durante a conferência municipal, serão eleitos doze delegados que representarão Gaspar na 7ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece entre os dias 23 e 25 de setembro, em Florianópolis. A terceira e última etapa desse ciclo de construções em torno da saúde é a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece entre os dias 1º e 4 de dezembro em Brasília.
Mais informações:
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jean Marcos Leandro: 8854-3713