Saúde realiza capacitações do Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência do Município de Gaspar

A Secretaria de Saúde de Gaspar, por meio do Serviço de Atenção Especializada (SAE), iniciou no dia 22 de outubro as capacitações do “Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência do Município de Gaspar”.  O objetivo da formação é capacitar os trabalhadores para identificar e acolher as pessoas em situação de violência, procedendo com os encaminhamentos necessários para a garantia de direitos. A capacitação é organizada em diferentes grupos e em diferentes momentos.

A primeira capacitação, que foi voltada à saúde, foi ministrada pela Coordenadora e Enfermeira do SAE, Luciana Reinert Silveira; pela Médica Ginecologista, Marilena Messina Brower; e pela Psicóloga Patrícia Wroebel.

No dia 26 de outubro aconteceu a segunda capacitação, também voltado para os profissionais da saúde. O encontro foi ministrado pela Coordenadora e Enfermeira do SAE, Luciana Reinert Silveira; pela Enfermeira da Secretaria de Estado da Assistência Social (SST), Carmen Lucia Luiz; pela Enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Gaspar, Angelita Wisbeck; e pela Assistente Social do SAE, Ana Maba. As palestras tiveram foco no cuidado em saúde e na segurança pública.

Os encontros sobre o protocolo prosseguiram na terça-feira (27), ainda para os profissionais de saúde. Na oportunidade, um dos temas abordados foi o aconselhamento em doenças sexualmente transmissíveis. A psicóloga do SAE, Camila Stolf; a Coordenadora e Enfermeira do SAE, Luciana Reinert Silveira; a Enfermeira Jaine Bressamini; a Psicóloga Karine Cogo Carbonera; e o Médico Infectologista do SAE, Ricardo Alexandre de Freitas, foram responsáveis pelas palestras.

Nessa quinta-feira (29), a capacitação foi direcionada à educação. O encontro foi ministrado pela Coordenadora e Enfermeira do SAE, Luciana Reinert Silveira; pela Médica Ginecologista, Marilena Messina Brower; pela Psicóloga Patrícia Wroebel; e pela Assistente Social do SAE, Ana Maba. Até o momento, cerca de 80 pessoas participaram das capacitações.

Os eventos, que são voltados aos trabalhadores do Sistema de Garantia de Direitos atuantes no município, acontecerão novamente no dia 3 de novembro, próxima terça-feira. A capacitação será realizada no Auditório da Policlínica Municipal, das 8h às 17h, e será voltada para os profissionais da Assistência Social, Conselho Tutelar, Segurança Pública e do Judiciário.

Além disso, no dia 5 de novembro acontece a última capacitação para os trabalhadores da saúde. O encontro acontecerá das 8h às 17h, no auditório da Policlínica Municipal Dr. Valmor Beduschi, situada na rua Olga Wehmuth, 113, Sete de Setembro.

 

Sobre o Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência do Município de Gaspar

O protocolo aborda as diversas situações de violência, como: física, psicológica, moral, tortura, sexual, tráfico de seres humanos, financeira, negligência, trabalho infantil, intervenção legal, entre outras. Um dos temas inclusos no trabalho é a de que a violência é uma questão de saúde pública e, portanto, a política de saúde é a porta de entrada para o atendimento destas situações.

O protocolo aborda ainda as competências de cada setor nas situações de violência e dá orientações de como realizar o atendimento às pessoas em situação de violência, para evitar a revitimização.

O protocolo para estes atendimentos já vem sendo discutido pela rede de serviços do poder executivo há alguns anos. Este ano, o Conselho Municipal de Saúde aprovou a formatação do documento, sendo que a Secretaria de Saúde iniciará sua implementação com esta capacitação para que todos os trabalhadores possam apropriar-se da questão ao atender os cidadãos gasparenses.

O Conselho Tutelar de Gaspar registrou 105 situações de violência cometidas às crianças e adolescentes no período de janeiro de 2013 e maio de 2015. Desses atendimentos 65% foram de situações de violência sexual, 25% de violência física, 10% de violência psicológica e 1% exploração sexual comercial.

Já a vigilância epidemiológica do município registrou 172 notificações de violência entre os anos de 2012 até o momento em 2015. Destas, 144 casos foram de violência física e 28 de violência sexual. Entre os casos registrados de violência física, cerca de 55% as vítimas são mulheres e entre os de violência sexual a maioria das vítimas são crianças entre 0 e 14 anos, que correspondem a mais de 70% dos casos registrados nesse período.

Confira a programação das próximas capacitações:

Terça-feira (3) – Auditório da Policlínica

Horário

Atividade/Tema

Palestrante

08h30 – 09h30

– Abertura do evento

– Contextualização do Protocolo: Relevância e Estatísticas

Luciana Reinert Silveira

(Coordenadora/Enfermeira – SAE Gaspar)

09h30 – 12h

Acolhimento, escuta qualificada e prevenção da revitimização: foco no cuidado em saúde e na segurança pública

Carmen Lucia Luiz

(Enfermeira – SST)

13h – 15h30

Integralidade e intersetorialidade: competências de cada serviço público

Luciana Reinert Silveira

(Coordenadora/Enfermeira – SAE Gaspar)

Ana Maba

(Assistente Social – SAE Gaspar)

15h30 – 15h45

Intervalo

15h45 – 16h30

Discussão sobre a formação do comitê

17h

Encerramento

 

Quinta-Feira (5)

Horário

Atividade/Tema

Palestrante

08h30 – 09:30

Ficha de notificação/investigação vigilância em saúde: informação para a ação

Angelita C. Wisbeck

(Enfermeira – Vigilância Epidemiológica De Gaspar)

09h30 – 12h

Integralidade e intersetorialidade: competências de cada serviço público

Luciana Reinert Silveira

(Coordenadora/Enfermeira – SAE Gaspar)

Ana Maba

(Assistente Social – SAE Gaspar)

12h – 13h

Almoço

13h – 13h30

Aconselhamento em DST E HIV

Camila Stolf

(Psicóloga – SAE Gaspar)

13h30 – 14h30

Testes Rápidos para HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis

Luciana Reinert

(Coordenadora/Enfermeira – SAE Gaspar)

14h30 – 14h45

Intervalo

14h45 – 15h15

Protocolo do HNSPS de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual

Jaine Bressanini

(Enfermeira – HNSPS)

Kelly Pereira Da Cunha

(Assistente Social – HNSPS)

15:15 – 16:15

Profilaxia para DST e HIV

Ricardo Alexandre De Freitas

(Médico Infectologista – SAE Gaspar)

16h15 – 17h

Entrega das fichas de avaliação e distribuição dos certificados

17h

Encerramento

       

 

Mais informações:
Coordenadora do Programa DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Luciana Reinert Silveira: 3703-3700