24 de março: Dia Mundial de Combate e Prevenção a Tuberculose

         24 de março é marcado pelo dia Mundial de Combate e Prevenção da Tuberculose, doença bacteriana que pode ser transmitida de uma pessoa para outra através da tosse. A Prefeitura Municipal de Gaspar, através da Secretaria de Saúde e o Serviço de Atendimento Especializado, reforça a importância de combater a doença.

       Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, cerca de 8,6 milhões de pessoas desenvolveram a tuberculose em 2012 e mais de um milhão morreram da doença. As estatísticas no Brasil também não são animadoras, de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. No país, são notificados anualmente 85 mil casos novos. Além disso, são registrados cerca de 6 mil mortes por ano em decorrência da doença.

       “Pessoas que apresentam sintomas como tosse, emagrecimento, febre baixa e sudorese noturna persistindo por mais de duas semanas devem ser examinadas. Em longo prazo, pode haver a falta de ar e progressiva dificuldade para respirar, tosse com sangue e até a morte,” informa enfermeira, Ivonete dos Santos.

 

A TUBERCULOSE

 

         A tuberculose tem cura. A doença é tratada com antibióticos específicos controlados. O tratamento utiliza quatro medicações associadas por dois meses e, depois, dois antibióticos por mais quatro meses. Segundo Ivonete dos Santos, iniciar o tratamento o mais rápido possível é a melhor forma de cortar a corrente de contágio da doença. “Em menos de duas semanas de tratamento adequado, o paciente já não transmite mais o bacilo,” explica a enfermeira.

           A enfermeira também informa que a melhoria das condições de vida, como saneamento, habitação, manter hábitos de higiene e alimentação adequados também são formas de prevenir a doença. “Pessoas que vivem em condições precárias, por exemplo, em aglomerados e má condição alimentar estão mais suscetíveis a contrair e desenvolver a tuberculose,” comenta Ivonete dos Santos.

          Qualquer dúvida basta procurar um pneumologista ou uma unidade de saúde mais perto de casa.

 

Mais informações: secretaria de Saúde, Dilene Jahn Mello: 3703-3700 / Enfermeira, Ivonete dos Santos: 3703-3773 ou 3703-3775.