Saúde promoverá mutirão de teste da orelhinha em bebês de Gaspar

       A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá nos próximos três sábados um mutirão para realizar o teste da orelhinha em bebês que estão na fila de espera no município. A partir de agora, o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, passa a oferecer o teste da orelhinha nos recém-nascidos. Antes, o procedimento era realizado na Policlínica Municipal somente depois que mãe e bebê recebessem alta hospitalar. Com o serviço disponível logo depois do nascimento, o município garante uma atenção mais completa ao recém nascido, além de prevenir problemas futuros.

      “Proporcionar este serviço para a população é de fundamental importância. Estamos lidando com a saúde dos nossos futuros cidadãos. A realização dos exames diretamente no hospital beneficiará e evitará transtornos para as famílias em casos de diagnósticos positivos. Assim, os acompanhamentos poderão ser feitos de perto,” afirma o prefeito Kleber Wan-Dall.

       A força tarefa será realizada por intermédio de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação. A pasta da Educação disponibilizará um fonoaudiólogo que fará os testes nos bebês no Hospital de Gaspar.  Desta forma, a mãe já sairá com vacinas e todos os testes preconizados pelo Ministério da Saúde que são os testes da orelhinha, olhinho e coraçãozinho.

      “Nossas crianças não sairão mais do hospital sem fazer o teste. Esta novidade resultará em um futuro melhor para a cidade. É a saúde do gasparense em primeiro lugar,” reforça a secretária de Saúde, Maria Bernadete Tomazini.

      Em 2014, 140 testes foram feitos em Gaspar, em 2015 foram 333 e no ano passado, 132 exames realizados. Ao todo, cerca de 150 crianças aguardam na fila de espera para fazer o exame no município. “O mutirão será indispensável, já que muitas mães lembram de fazer o teste somente após os três meses de vida, ou infelizmente, esquecem,” completa a secretária.           

      

Mutirão Teste da Orelhinha

 

26/8 das 8h às 12h na Policlínica Valmor Bedushi, 3º andar das especialidades médicas. Equipe envolvida: Fonoaudiólogo Anderson Evangelista, enfermeira Elisangela Urbano, Odete fistarol auxiliar de enfermagem.

 

9/9 e 23/9 das 13h às 18h na Policlínica Valmor Bedushi, 3º andar das especialidades. Equipe envolvida: Fonoaudiólogo Anderson Evangelista, enfermeira Elisangela Urbano, Rose Maria Venturini auxiliar de enfermagem.

 

Teste da Orelhinha

 

      Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. O bebê já escuta desde muito pequeno, antes mesmo de ser erguido em sua apresentação ao mundo. É através da audição e da experiência que as crianças têm com os sons ainda na barriga da mãe que se inicia o desenvolvimento da linguagem.

      Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações. O exame logo ao nascer é imprescindível para todos os bebês, principalmente àqueles que nascem com algum tipo de problema auditivo. Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte.

        Fácil, rápido e sem dor: o Teste da Orelhinha é realizado com o bebê dormindo, em sono natural, é indolor e não machuca, não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contra-indicações e dura em torno de 10 minutos.

 

Mais informações: Secretária de Saúde, Maria Bernadete Tomazini – 3703.3700