Mutirão da Saúde realiza mais de 150 atendimentos no sábado (7)

A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (7), um mutirão de consultas médicas no município. A ação aconteceu na Policlínica, Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Terezinha e do Centro.

No total, 153 pessoas foram atendidas somente no sábado. Na Policlínica foram realizadas 23 consultas com cardiologista e 18 testes da orelhinha em bebês. Já nas outras duas unidades de saúde, foram atendidos 112 usuários.

“O foco da nossa administração é agilizar o andamento das filas no município. Sabemos que não iremos zerar este número, mas podemos, desta forma, diminuir o tamanho da espera, dando possibilidade para mais atendimentos,” frisa a secretária de Saúde, Maria Bernadete Tomazini.

Todas as consultas realizadas durante o mutirão foram previamente agendadas pelas unidades de saúde. “O usuário que hoje aguarda na fila precisa estar atento, pois assim como a ação aconteceu no Santa Terezinha e no Centro, a ação acontecerá também em outros bairros nos próximos dias. Lembrando que cada unidade entrará em contato com a população e agendará horário para cada um,” ressalta a secretária.

“Queremos agradecer a equipe médica e de profissionais da saúde que se disponibilizaram a atender nossa comunidade. Tenho certeza que é desta maneira que encontraremos as soluções para atender da melhor maneira possível os moradores. A Saúde com qualidade, aliada a qualidade de vida da população é, sem dúvida, uma das nossas principais preocupações,” reforça o prefeito, Kleber Wan-Dall.

Ainda segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde, de 1º de julho a 30 de setembro deste ano, 2.416 pacientes não compareceram a unidade de saúde no dia agendado para a consulta. “Nossa maior preocupação ainda é com os pacientes faltantes. O número de desistências nestes últimos três meses é grave. Cada usuário precisa a consciência de avisar a unidade de saúde que não poderá comparecer e reagendar o atendimento,” finaliza a secretária.

 

Teste da Orelhinha

 

Até o mês de novembro, a Secretaria de Saúde, realizará os testes da orelhinha na Policlínica por meio de mutirões. A ideia é zerar a fila de espera no município. Assim que os testes forem realizados e zerados, os exames serão realizados apenas no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Hoje o serviço já é disponibilizado para crianças recém-nascidas.

Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. O bebê já escuta desde muito pequeno, antes mesmo de ser erguido em sua apresentação ao mundo. É através da audição e da experiência que as crianças têm com os sons ainda na barriga da mãe que se inicia o desenvolvimento da linguagem.

Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações. O exame logo ao nascer é imprescindível para todos os bebês, principalmente àqueles que nascem com algum tipo de problema auditivo. Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte.

Fácil, rápido e sem dor: o Teste da Orelhinha é realizado com o bebê dormindo, em sono natural, é indolor e não machuca, não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contra-indicações e dura em torno de 10 minutos.

 

Mais informações: Secretária de Saúde, Maria Bernadete Tomazini – 3703.3700