Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita terá ações especiais em Gaspar
A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, comunica que sábado (21), será o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A data foi escolhida pelo Ministério da Saúde, através da Lei 13.430/2017, sancionada em março. A norma determina o incentivo à participação de profissionais e gestores de saúde.
Esta semana o SAE – Serviço de Atenção Especializada estará em campanha preventiva na Policlínica, no segundo andar. Neste momento serão realizadas orientações, explicações, bem como testes rápidos, com objetivo de conscientizar e promover o autoconhecimento sobre a doença, hoje considerada epidemia entre jovens em Santa Catarina.
A campanha se entende a todas as Unidades de Saúde de Gaspar, onde há cartazes e os profissionais intensificarão as ações de prevenção com a realização do teste rápido.
Sífilis
A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode apresentar várias manifestações clínicas, podendo ser transmitida por meio da relação sexual sem o uso da camisinha com uma pessoa infectada ou pelo contágio da mãe infectada para a criança durante a gestação ou no parto quando não é tratada.
Dados emitidos recentemente no Boletim Epidemiológico de 2016 e 2017 do Município de Gaspar indicam o número de usuários que contraíram o vírus, entre eles, em gestantes:
Ano de 2016:
Adultos: 18 casos;
Gestantes: seis casos;
Criança: um caso;
Ano de 2017:
Adultos: 14 casos;
Gestantes: sete casos;
Criança: nenhum caso;
O diagnóstico da Sífilis é fácil e está disponível em qualquer Unidade de Saúde e no SAE. Não há custos e o resultado fica pronto em até 15 minutos através de testes rápidos.
A falta de tratamento pode causar cegueira, demência e má formação de fetos. O tratamento no caso da Sífilis primária é feito com Penicilina Benzatina intramuscular, as doses variam de acordo com o resultado do exame de VDRL. Vale ressaltar que Sífilis tem tratamento e cura!
Mais informações: Secretária de Saúde, Maria Bernadete Tomazini – 3703.3700