Esclarecimento sobre caso suspeito de febre amarela em Gaspar

                A Prefeitura Municipal de Gaspar por meio da Secretaria de Saúde e Diretoria de Vigilância em Saúde vem esclarecer sobre o caso de suspeita de febre amarela. A paciente é uma mulher de 57 anos, sem registro da vacina,moradora de Gaspar que foi internada no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O hospital realizou o processo de investigação de diagnóstico e no dia 16 de janeiro notificou a secretaria sobre o caso de suspeita de febre amarela, leptospirose e hepatite da mesma paciente. Com a piora no quadro de saúde, a paciente foi transferida para o Hospital Santa Isabel em Blumenau e veio a óbito nesta quarta-feira (17).

                Salientamos que ainda não houve a confirmação de diagnóstico de nenhuma das doenças, e que as suspeitas estão sendo investigadas através de exames pelo Laboratório Central do Estado que emitirá um laudo conclusivo ao final das análises dentro do prazo de 15 dias.

                Na investigação do caso foi detectado que a paciente esteve em viagem ao interior do Estado de São Paulo, na região com foco da doença.

                A Secretaria de Saúde de Gaspar esclarece que vem tomando todas as providências desde o recebimento da notificação. Todas as medidas tomadas estão de acordo com o protocolo oficial do Ministério da Saúde e da Vigilância em Epidemiológica do Estado de Santa Catarina. É importante ressaltar que o município de Gaspar não possui foco transmissor da febre amarela.

                Gaspar conta com as vacinas contra a doença mas é importante esclarecer que o paciente precisa tomar a dose 15 dias antes da viagem, e que o município irá disponibilizar a imunização, mediante comprovação de viagem para os estados de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais.