Secretaria de Saúde faz balanço sobre capacitações
O Setor de Educação Permanente em Saúde iniciou o ano realizando um balanço das capacitações, cursos e palestras realizadas no último semestre de 2017 e fazendo planos para o primeiro semestre de 2018.
Dentre os cursos de capacitação e formação que foram oferecidos, estão as palestras motivacionais e cursos Itinerários do Saber, que tiveram como objetivo o melhor identificar e acolher usuários de álcool, crack e outras drogas. Cursos na área de Fitoterapia também foram oferecidos, preparando assim os profissionais para a utilização desta prática, que tem previsão de início em 2018 no município.
Passaram pelos cursos de formação, servidores da área administrativa da secretaria, além de profissionais que atuam diretamente na área da saúde. Todos que participaram de cursos, palestras e capacitações receberam certificação. Ainda no mês de dezembro de 2017, o prefeito Kleber Wan-Dall participou da entrega dos mais de 400 certificados.
A formação de Grupos de Trabalho como Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU) e Grupo de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) também foi realizada em 2017. Em 2018, esses grupos iniciarão a capacitação de profissionais para a utilização de práticas como Heiki, Acupuntura e Auriculoterapia para profissionais da saúde.
Para 2018, o NEPSHU tem atividades programadas até o julho. Atividades como Campanhas de Prevenção, formação na área de Vacinas, capacitação de tratamento de feridas e técnicas de administração de medicação, seminário de enfermagem, qualificação na área de gestão de conflitos, trabalhos em grupos e aproveitamento de Reuniões de Equipe estão previstas.
Para a secretária de Saúde de Gaspar, Maria Bernadete Tomazini, as capacitações são fundamentais para incentivar a constante melhora no atendimento à população. “Estas inovações têm como objetivo trazer uma assistência mais humanizada, focada no cuidado integral do usuário do SUS através do incentivo ao aperfeiçoamento contínuo dos profissionais que prestam o cuidado.”, conclui.
Mais informações: Secretária de Saúde, Maria Bernadete Tomazini – 3703.3700