Aplicação da vacina BCG pode ser feita com agendamento prévio
****O horário de atendimento na sala de vacinação no Hospital é das 8h as 12h, conforme já foi corrigido no texto abaixo.
…………………………..
A Prefeitura Municipal de Gaspar, através da Secretaria de Saúde, informa que a vacinação da BCG será realizada a partir de segunda-feira (5), por tempo indeterminado no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A vacinação, que será feita mediante agendamento, será realizada nas segundas e quintas-feiras, das 8h às 12h, na sala de vacinas do hospital.
Conforme informa a Coordenação-geral do Programa Nacional de Imunizações a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a vacina não foi distribuída no mês de janeiro por indisponibilidade de estoque. As unidades de saúde estão cientes da situação e deverão realizar o agendamento das crianças nos dias da semana descritos acima.
Motivo do atraso
Parte das vacinas adquiridas, por meio do Fundo Rotatório da Organização PanAmericana da Saúde – FRO/OPAS do laboratório Serum India, foi entregue no Brasil no início de novembro, após a Anvisa ter concedido a Baixa do Termo de Guarda.
Como essas vacinas não possuíam histórico de ensaio, foi necessário realizar ensaios que incluem aqueles em que são utilizados animais de laboratório.
As amostras de vacinas tinham tempo de ensaio previsto para 45 dias, mas houve paralisação nessas atividades, para que fosse feito a desinfecção das salas e manutenção no sistema de ar condicionado no período de 22/12/2017 a 23/01/2018. Diante disso, todo o processo de análise levou cerca de 90 dias para ser concluído, com previsão de liberação da vacina para o início do mês de fevereiro.
Sobre a vacina BCG
Segundo a Organização Mundial de Saúde, todas as crianças devem tomar a vacina BCG logo nos primeiros dias de vida (entre 4 e 10 dias). O maior benefício da vacina é a proteção contra as formas graves da tuberculose, doença contagiosa, produzida por bactéria que atinge principalmente os pulmões e que, se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar à morte. A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. Os principais sintomas são febre ao final do dia, tosse, fraqueza, cansaço e perda de peso.
Mais informações: Secretária de Saúde, Maria Bernadete Tomazini – 3703.3700