Secretaria de Saúde promove 1º Encontro de Ostomizados

Amanhã, dia 7, a Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Saúde, promove o 1° Encontro dos Ostomizados do Município de Gaspar.

O objetivo do evento é promover a interação entre os pacientes ostomizados, com intuito de orientá-los e qualificá-los para o auto cuidado.
Segundo o Instituto Oncoguia, uma pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior. Essa abertura chama-se estoma. Em nossa cidade, temos atualmente 22 pacientes ostomizadoscadastrados na 15ª Regional de Blumenau, em acompanhamento na Policlínica de Gaspar.

No evento, que acontece no auditório da Policlínica, amanhã, dia 07, a partir das 15h, teremos palestra com o psicólogo Adão de Souza Moraes, com a Nutricionista Tamires Miranda Pereira sobre Alimentação Saudável. Teremos também a presença da Enfermeira Estomoterapeuta (enfermeira especializada em ostomia) Ana Cristina Fernandes, que falará sobre as bolsas e acessórios indispensáveis para o cuidado, e por último a enfermeira Rakelli Andressa Allign, responsável pela empresa Coloplast.

Para o Secretário de Saúde Carlos Roberto Pereira, esse evento vem com intuito da conscientização dos pacientes ostomizados, para que eles saibam que podem continuar com a mesma rotina que tinham, mesmo após terem sido submetidos a um procedimento, assim como o reconhecimento de seus direitos.

Mais informações: Secretário de Saúde, Carlos Roberto Pereira, 3703.3718.