Hospital apresenta prestação de contas de 2018

O Hospital de Gaspar promoveu na manhã de quinta-feira, dia 7, a apresentação da Prestação de Contas de 2018, no auditório do Ditran – Prefeitura. Conforme foi apresentado pelo diretor da instituição Elson Marson Júnior, o número de atendimentos realizados no Hospital aumentou em 10,62% de 2017 para 2018, totalizando 58.129 atendimentos. Deste total, 50.419 são pacientes atendidos no Pronto Atendimento, setor com maior fluxo, onde 70% dos casos são classificados como ambulatoriais ou não urgentes.

Outra demanda que teve crescimento foi o número de cirurgias realizadas. Foram 1.739 procedimentos como: laqueadura, vasectomia, ortopédicas, cirurgias gerais e ginecológicas, além dos partos (cesáreas). Em 2018, 686 crianças nasceram no Hospital de Gaspar.
Outro ponto enfatizado durante a apresentação foi a distribuição mensal das receitas do ano passado. O governo municipal investiu mais de R$ 705 mil por mês nas despesas do Hospital, com aumento de 56,46% comparado a 2017. Dos recursos federais, foram recebidos R$ 109 mil, e o estado disponibilizou R$ 11 mil. Já o SUS, no qual são realizados 95% dos atendimentos, repassou uma média de R$ 239 mil. A arrecadação com convênios e particulares foi de R$ 85 mil, variando dependendo de cada mês.

O certificado de Entidades Beneficentes de Assistência
   Social (Cebas) foi revisto e está novamente ativo desde 11 de maio de 2018. E também foi renovado o Alvará Sanitário e instituído o Leito de Retaguarda. Houve a regulamentação de todos os protocolos, e ainda a criação de novos – como o da Instrução Normativa SMS n°0002/2018 de 25/06/2018, que define critérios para a emissão da Declaração de Óbitos ocorridos fora das dependências do Hospital.

Melhorias
   No mês de agosto o Prefeito Kleber Wan-Dall, assinou um termo de repasse de mais de R$ 335 mil ao Hospital de Gaspar, através da lei 3.889/18. O recurso foi utilizado na compra de materiais e equipamentos. Foram realizadas também melhorias na infraestrutura, como o inicio das obras do Laboratório de Análises Clínicas, inaugurado no último mês e a reforma da maternidade.
Outro destaque citado foi a implantação do Serviço de Ouvidoria, canal disponível para atender as manifestações dos usuários do Hospital. Tem ainda o novo Setor de Comunicação, que vem sendo estruturado desde julho. Partindo da reformulação da logomarca, foram criados canais de mídia de acordo com as necessidades da instituição.

Na oportunidade ainda foi feito o lançamento site do Hospital. O novo portal reúne todos os serviços disponíveis e as principais informações sobre a instituição, no qual além das ações realizadas, fica disponível toda a transparência.
Segundo o Secretário de Saúde Roberto Pereira, “A Prestação de Contas à comunidade é uma ação de transparência que mostra a relevância de todo o trabalho que vem sendo realizado, e assim a população pode acompanhar os resultados alcançados”, afirma.

O Prefeito Kleber Wan-Dall falou sobre a grande demanda de atendimentos, “O hospital roda 24 horas por dia e isso causa uma demanda administrativa enorme. Então não tivemos muita escolha a não ser agir, trabalhar e ir para dentro do Hospital buscando resolver as situações. Tudo isso para conseguir atender de forma cada vez melhor a nossa população”, destacou.

Acesso o site do Hospital de Gaspar: www.hospitaldegaspar.com.br